Os números das pesquisas e o consistente crescimento de Dilma

Texto de Milton Alves*

A pesquisa divulgada na noite de ontem pelo Datafolha coloca a candidata Dilma Rousseff(PT) isolada na liderança, o levantamento indica 41% para Dilma e 33% para o tucano Serra. É a primeira vez que o Datafolha registra em suas pesquisas a liderança com certa folga de Dilma, fato já assinalado por outros institutos de pesquisas. A candidata do PV, segue estagnada com 10% e os outros candidatos pseudossocialistas não pontuaram, apesar de afagos globais para alguns deles.

Uma leitura mais atenta das pesquisas eleitorais apontava a partir do mês de maio um consistente viés de crescimento de Dilma Rousseff e a tendência de queda de Serra. Por critérios e métodos diferenciados outros institutos como o Sensus e o Ibope já tinham captado esse quadro. Mesmo o Datafolha de julho registrava um quadro de equilibrio entre Dilma e Serra, embora ressalvando a condição de empate técnico, ou seja, dentro da chamada margem de erro.

A liderança isolada de Dilma Rousseff obtida agora até no insuspeito Datafolha confirma o seu movimento de crescimento. A diferença média em favor de Dilma pulou de 4 para 5 pontos (após pesquisa Sensus), foi para 7 pontos com o Ibope e agora atinge 8 pontos no Datafollha. Trata-se, portanto, de um crescimento consistente, e quando muitos vaticinavam que Dilma “sozinha” no deserto da disputa direta com seu oponente, sem as “asas protetoras” de Lula, poderia ter um fraco desempenho. Essa tese foi veiculada à exaustão por muitos analistas políticos e comentaristas a serviço da mídia corporativa e dos jornalões das elites dominantes.

Os resultados das pesquisas apontam também para o fenômeno da identificação em maior escala do eleitorado de que Dilma é a candidata apoiada pelo presidente Lula.

Na próxima terça-feira(17) tem início o horário eleitoral, a aliança encabeçada por Dilma tem mais uma vantagem: são quase 50% a mais de tempo de exposição diária em relação aos tucanos e demais candidatos. Um tempo precioso que, combinado com a aparição de Lula, pode catapultar mais ainda Dilma. Além disso, Dilma se acerca de uma potencial vitória no primeiro turno, faltam apenas 3 pontos para atingir esse feito. O momento é bastante favorável para Dilma, agora quando a corrida eleitoral começa prá valer.

* Milton Alves é presiente do PCdoB PR e membro do Comitê Central do Patido.