Caos demotucano: Metrô para de novo e prejudica usuários
A paralisação dos trens entre as estações Dom Pedro 2º e Sé, que ocorre desde as 8h desta terça-feira (21/9), afeta os usuários da maioria das 18 paradas da linha-3 Vermelha do Metrô. Sem haver prazo para a normalização do serviço, muitos usuários que estavam a caminho do trabalho foram prejudicados.
Publicado 21/09/2010 12:43 | Editado 04/03/2020 17:18

É o caso do estagiário de direito Vinícius de Paula Santos, de 19 anos, que tentou, por 30 minutos, embarcar na estação Barra Funda rumo a Anhangabaú. Além do metrô, ele teria de pegar um ônibus para chegar ao trabalho. "Eu costumo chegar adiantado. Por enquanto [por volta das 9h] ainda não estou atrasado. Sair daqui para pegar ônibus, uma hora dessa, não dá certo… O ônibus vai muito lotado."
Desrespeito com o usuário
Vinda de Sorocaba, no interior de São Paulo, a empresária Nicéia Alexia, de 63 anos, tinha uma reunião marcada na região da Luz, onde iria descer se conseguisse atravessar a catraca que dava acesso ao metrô. "Com esses informes do metrô, não sabemos o que realmente está acontecendo. Tenho compromisso marcado e não vou conseguir chegar no horário."
Devido à falta de esclarecimento sobre o problema na estação Barra Funda, o coordenador comercial Maurício Fernandes dos Santos, de 36 anos, disse à reportagem que acreditava que o problema tivesse sido causado por uma tentativa de suicídio. "Pelos avisos, nos informam que há usuários na via. A impressão que dá é de que alguém se jogou nos trilhos."
Ele contou ainda que havia falado com pelo menos outros quatro colegas e que só um deles tinha conseguido chegar ao trabalho no horário, que fica na região central da cidade.
Como consequência da paralisação do serviço, a estação interrompeu a venda de bilhetes aos usuários e fechou os acessos à plataforma. Os terminas de ônibus que ficam anexos à estação, que também comporta uma rodoviária, estavam lotados por volta das 10h40.
Caos
O problema no Metrô começou por volta das 8h10, quando pelo menos dois trens que rodavam em sentidos opostos da linha-3 Vermelha do Metrô foram paralisados entre as estações Dom Pedro 2º e Sé, na região central de São Paulo. O Metrô disse não saber qual trem parou primeiro.
Porém, a companhia afirmou que não foi ela que acionou a saída de emergência dos vagões, e sim os próprios usuários. Como os passageiros saíram do trem, foi necessário desenergizar os trilhos, o que provocou a parada do trem que seguia em sentido oposto. Com isso, foi gerado um "problema em cascata" nas outras estações. Novamente, a direção do metrô se eximiu de responsabilidade e culpou os usuários.
O Metrô informou ainda que o Paese (Plano de Auxílio entre as Empresas em Situação de Emergência) foi acionado e os usuários das estações Corinthians/Itaquera e Tatuapé passaram a utilizar a linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Também foi pedido à SPTrans o reforço da frota de ônibus ao longo da linha. Não adiantou. O caos de hoje deixou claro que o sucateamento do Metrô atingiu, inclusive, as estruturas e aparatos de segurança e emergência.
Da redação, com R7