O dia D: acompanhe o dia dos candidatos proporcionais
O Vermelho-SP cobriu o dia de alguns dos candidatos comunistas do estado de São Paulo à Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Publicado 03/10/2010 15:54 | Editado 04/03/2020 17:18
O candidato a deputado federal Protógenes Queiroz votou por volta do meio-dia em sua cidade, no Guarujá, e depois foi à Santos acompanhar o voto de assessores e concedeu entrevistas para a imprensa local. Protógenes se dirige à capital paulista no final da tarde, onde participará de programas de análise das eleições na Rede TV e TV Cultura.
“Foi muito bom ver as pessoas se identificando e apoiando o trabalho que foi feito. O sentimento é que cumprimos o papel na política brasileira quando lutamos pela ética e pela moral, o voto em defesa de um Brasil novo. Agradeço as pessoas que votaram em mim porque estão esperançosas num Brasil mais justo e digno e que tem pessoas que merecem estar na política. Manifestações de jovens que estão votando pela primeira vez dizendo que iam votar em mim. Recebi ligações de pessoas de outros estados, desejando sorte e acompanhar o resultado da votação.
O resultado nós já alcançamos é resgatar esse voto da dignidade que a muito tempo estava afastado da política. E se o resultado final for positivo vai confirmar a importância dessa luta e o PCdoB dará um salta enorme porque o PCdoB foi o partido que acreditou nessa bandeira e no resgate dessa luta. Essa identificação foi feita durante toda a campanha com filiação e crescimento do partido.” , disse Protógenes.
O candidato a deputado federal Gustavo Petta, passou a manhã em Campinas e a tarde foi para a capital votar. Gustavo disse estar confiante na vitória de Dilma. “O quadro político-eleitoral em São Paulo tem uma indefinição muito grande, mas eu estou muito confiante de que o nosso Estado vai dar uma contribuição importante para a vitória da Dilma no primeiro turno e levar a disputa do governo estadual para o segundo turno, dando um apoio ao Mercadante”.
Gustavo também falou sobre sua campanha. “Acho que esse é um momento único na vida do país, as eleições são uma festa da democracia. Eu tive oportunidade de passar pelas ruas de Campinas pela manhã e ver o entusiasmo do povo na hora do voto. No caso da minha campanha, foi uma satisfação enorme poder dar de forma mais direta a minha contribuição para toda essa disputa. Foram meses de muito trabalho, mas muito gratificante”.
Estaduais
Deputado estadual na última legislatura e candidato a reeleição, Pedro Bigardi votou por volta das 11h em Jundiaí, com ampla cobertura da imprensa local. Segundo assessores a eleição corre com bastante tranqüilidade no município, para Bigardi “a campanha foi muito positiva, certamente uma das melhores que participei. Tivemos uma equipe muito boa, muito coesa. Recebi muito apoio do nosso partido, o PCdoB. Estivemos em contato direto com os cidadãos, conversamos com as pessoas. Agora é aguardar que todo esse trabalho se converta em uma votação expressiva para que possamos ser reconduzidos à Assembléia Legislativa e continuar nosso trabalho.”
Candidato de Americana, o sindicalista Davi Ramos se disse animado: “Acho que vai dar. A receptividade foi muito boa nas nossas bases eleitorais. Existe uma onda vermelha na região da Grande Campinas e estamos tentando surfar nela.”
Alcides Amazonas passará o dia no Itaim Paulista, visitando alguns colégios da região onde nasceu e viveu mais de 30 anos. Apesar da forte repressão da polícia, que tenta cercear as manifestações de voto do povo, o candidato se diz muito confiante na vitória do campo democrático com a eleição de Dilma, Marta e Netinho e a ida de Mercadante ao segundo turno. À noite o candidato segue para o comitê de campanha, na Bela Vista, região central da capital.
Da redação, atualizado às 16h37