Sem categoria

França apoia Brasil para membro do Conselho de Segurança da ONU

Durante audiência no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff, a ministra de Negócios Estrangeiros da França, Michèle Alliot-Marie, manifestou o apoio do presidente francês, Nicolas Sarkozy, para que o Brasil se torne membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Neste mês de fevereiro, o Brasil ocupa a presidência temporária do Conselho.

A ministra francesa entregou uma carta de Sarkozy e destacou que o presidente francês manifestou interesse em avançar a parceria estratégica com o governo brasileiro e manter o mesmo nível de relacionamento que teve com o ex-presidente Lula. Durante o encontro, Alliot-Marie explicou que o governo da França vê a importância do Brasil no G20 e relatou a preocupação de seu país em relação as commodities.

Cooperação biliteral

Antes da audiência com a presidente, a ministra assinou ato para a implementação do projeto de cooperação bilateral em computação de alto desempenho. De acordo com documento divulgado pelo Itamaraty, Brasil e França vão elaborar “programa de trabalho” para, no prazo de três meses, definirem as diretrizes para implementação.

“O projeto terá por objetivo dotar o Brasil, até o ano de 2014, de infraestrutura de supercomputação de classe mundial, para apoiar a pesquisa científica e a prestação de serviços ao Governo brasileiro e à sociedade brasileira, em distintas aplicações, de caráter transversal – sistema que deverá situar o país entre os trinta maiores no mundo em termos de capacidade de processamento de informações”, informou o Itamaraty.