Sem categoria

Exposição traz obras inéditas dos artistas plásticos Osgemeos

"Fermata", termo italiano usado para designar o prolongamento de uma nota musical, foi incorporado pelos artistas plásticos Osgemeos como título desta exposição. Simboliza intervalos do pensamento sonoro ou, na experiência dos irmãos, momentos como aqueles em que desenham uma cachoeira e conseguem escutar o barulho das águas. A mostra conta com pinturas, obras interativas e uma escultura gigante, todas inéditas.

Mais conhecidos como grafiteiros, Gustavo e Otávio Pandolfo afirmam que a atividade artística os aproxima. “Quando estamos pintando, nos sentimos muito próximos, ficamos abertos e sensíveis um ao outro, ao ambiente, a tudo. Nos concentramos totalmente no que está sendo feito, prestamos atenção a tudo o que nos cerca. Entramos no nosso jardim.”

O universo lúdico e crítico dos irmãos enche de cores e sensações o galpão do Museu Vale, em Vila Velha, no Espírito Santo. A exposição "Fermata" foi toda feita exclusivamente para o local. O público pode conferir o trabalho a partir desta sexta-feira (28). A visitação é gratuita.

"A ideia é provocar sentimentos no expectador, despertar a imaginação. Não gostamos de explicar. Arte não foi feita para se explicar, mas para se sentir", afirma Gustavo. A exposição foi encomendada há dois anos, pelo museu. E, desde o final de agosto, o galpão foi preparado para receber a obra dos irmãos. OsGemeos passaram o mês de outubro inteiro na cidade, imersos na criação.

A escultura que leva o mesmo nome da exposição remete a uma fusão de vagão, casa e caixa de música, trazendo na frente o rosto de uma mulher. Os elementos da obra se movimentam e uma música toca de fundo. A escultura foi desenhada pelos gêmeos e também contou com a ajuda do irmão mais velho deles, Arnaldo, na parte mecânica. Foi ele quem batizou a obra e a exposição.

Fermata, de OsGemeos, escultura mecânica em exposição no Museu Vale (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)

Apesar do uso do spray e dos personagens similares nas criações, os irmãos separam a arte contemporânea que apresentam em exposições dos grafites das ruas. "São vertentes separadas, nada disso é grafite. O spray é uma tinta. O que caracteriza o grafite não é o spray, mas a atitude, a transgressão, característica da rua. Nós começamos no grafite, na década de 80. Mas hoje nosso trabalho vai além disso", explica Otávio.

Ao serem questionados pelo tom crítico presente em suas obras, os irmãos reforçam o papel questionador da arte. "Como a gente consegue viver no país que a gente vive e ficar quieto? O papel da arte é questionar. É isso que fazemos", afirma Gustavo. Os irmãos estiveram pela primeira vez no Espírito Santo. A exposição não será apresentada em nenhum outro lugar.

"O homem que imaginou sem pensar", obra inédita de OsGemeos, em exposição no Museu Vale (Foto: Amanda Monteiro / G1 ES)

Serviço:
Onde: Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco, s/nº, Vila Velha (ES)
Quando: 28/10 a 12/2
Quanto: gratuito
Info.: (27) 3333-2484, www.museuvale.com