Setre apresenta projetos esportivos ao setor Turismo

Os projetos e eventos esportivos da Bahia para os próximos anos foram apresentados, nesta quarta-feira (20), pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, aos representantes da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA). O encontro aconteceu na Arena Fonte Nova e contou com a presença de empresários do comércio e do turismo. O principal destaque foi justamente a arena, futuro palco dos jogos da Copa das Confederações em 2013 e do Mundial de Futebol em 2014.

Estiveram presentes, também, o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô), o gerente de Marketing da Arena Fonte Nova, Marcos Ferreira, dentre outras autoridades. Na ocasião, o secretário mostrou detalhes da arena multiuso, que contemplará espaço para shows, restaurante panorâmico e anunciou eventos já agendados pelo Consórcio OAS-Odebrecht. Destacou, ainda, que a construção da Arena Fonte Nova é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Setre, com o Consórcio OAS/Odebrecht.

“A obra está sendo feita em regime de Parceria Público-Privada (PPP) com concessão por 35 anos e investimentos de 591 milhões. A Setre está à frente dos trabalhos, desde o seu início, quando aconteceu o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), etapa em que se definiu a estrutura e o projeto arquitetônico”, explicou Vasconcelos, que anunciou, também, a construção de duas piscinas – uma olímpica e outra de aquecimento -, com custo estimado em 7 milhões.

Nos projetos de construção dos ginásios poliesportivos, em Salvador, Nilton Vasconcelos disse que o de Cajazeiras terá dimensões oficiais para a prática dos principais esportes de quadra, enquanto o de Pituaçu, a ser construído no entorno do estádio, tem localização e terreno já definidos, além de recursos no valor de R$ 20 milhões, oriundos de emenda parlamentar, garantidos pelo Ministério do Esporte. “O Termo de Referência para contratação de projeto já foi elaborado e o novo equipamento esportivo de Salvador será multiuso, assim como são as modernas arenas esportivas”, acrescentou o secretário. Em referência ao projeto Pituaçu Solar, informou que o estádio será Centro Oficial de Treinamento da FIFA, em 2013/2014.

Na área do judô, o secretário estadual do Trabalho e Esporte destacou a construção do Centro Pan-Americano de Judô no antigo “kartódromo” de Lauro de Freitas que terá recursos, da ordem de R$ 10 milhões, do Ministério do Esporte com contrapartida estadual. “O projeto executivo está elaborado e a operação do equipamento será de responsabilidade da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), através convênio a ser firmado pelo Governo do Estado”. O lançamento da pedra fundamental do centro de excelência do esporte será no próximo dia 19 de julho.

Para os Mundiais de Judô por Equipes e de Masters previstos para Salvador, no final de outubro/inicio de novembro, será construída uma arena nas imediações do Hotel Catussaba, em Itapuã, para aproveitar a rede hoteleira local. Os eventos serão apresentados no interior do Estado, por meio de um “tour”, com atletas da seleção brasileira de Judô, e, no exterior, a promoção deverá ocorrer durante os Jogos Olímpicos de Londres.

Na visita à Arena Fonte Nova estavam presentes, dentre outros membros da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia, entidade vinculada à Federação do Comércio (Fecomércio-Ba), os empresários Cícero Sena, coordenador da CET-Ba; Eduardo Braga e Avani Duran, diretores da Fecomércio; e José Manoel Garrido, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-secção Bahia.

Fonte: Ascom/ Setre