Vitória da Conquista-BA pode ter segundo turno pela 1ª vez
O municipio de Vitória da Conquista, localizado na região Sudoeste do estado, que é o terceiro maior colégio eleitoral, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições deste ano. Com um eleitorado de 215.299 mil eleitores, o município atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno nas eleições para prefeito, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).
Publicado 26/07/2012 21:00 | Editado 04/03/2020 16:18
Esse ano, cinco candidatos disputam o as eleições para a Prefeitura da cidade: Guilherme Menezes (PT), Elquisson Soares (PPS), Abel (PDT), Edigar Mão-Branca (PV) e Herzem de Gusmão (PMDB). O PCdoB e outros nove partidos apoiam o candidato do PT e formam a coligação “Frente Conquista Popular” que expressa uma aliança histórica no municipio.
Conquista comporta as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das nove cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores. Em Salvador, o número de eleitores é de 1.881.544 de; em Feira de Santana, com 373.752.
Maioria
O segundo turno só se realiza caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição. Este sistema é utilizado nas eleições presidenciais, para governadores dos estados e prefeitos das cidades com mais de 200.000 eleitores. No segundo turno, concorrem apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta. A maioria absoluta é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.
De Salvador,
Erikson Walla