Inscrições abertas para gestão do Conselho da Comunidade Negra

As inscrições para compor a nova gestão do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) estão abertas até o dia 11 de outubro. As vagas a serem preenchidas destinam-se aos representantes do governo e da sociedade civil. Os eleitos farão parte do Conselho no período de 2012 a 2016, e para cada vaga de titular haverá uma de suplente.

Os interessados devem residir no Estado da Bahia e poderão candidatar-se de acordo com os segmentos Profissional de Imprensa, Comunidade Acadêmica vinculada aos estudos das questões relevantes à comunidade negra, Afoxés, Quilombo Rural, Cristão, Capoeira e Quilombos Educacionais.

Já as entidades ligadas aos organismos acadêmicos e categorias profissionais, para indicar candidatos ao pleito, precisam ser legalmente constituídas há pelo menos três anos e com atuação comprovada no campo do combate ao racismo para a promoção da igualdade racial.

No caso das entidades representativas do movimento negro, organismos ou associações que queiram indicar postulantes, é necessário ser legalmente constituídas ou oficialmente reconhecidas, existentes há pelo menos cinco anos e com comprovadas realizações de significativo alcance em favor do desenvolvimento sóciocultural e econômico da comunidade negra.

De acordo com o dirigente estadual da Unegro (União de Negros pela Igualdade), Jerônimo da Silva, o Conselho é um espaço onde a sociedade civil e o governo elaboram políticas públicas para a comunidade negra da Bahia. “O CDCN amadurece a democracia participativa, proporciona o diálogo, converge e diverge também em relação aos assuntos discutidos.”

Para Jerônimo, a população negra, ao longo dos últimos 25 anos, vem aprimorando seu espaço de democratização política. “O primeiro conselho surgiu em São Paulo, no final da Ditadura Militar. De lá pra cá, avançamos e estamos aprimorando nossa participação na criação de políticas públicas voltadas para os negros.”
Na Bahia, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra joga papel fundamental. “Sempre que necessário, o governador Wagner consulta o Conselho. Além disso, foi o órgão baiano que solicitou junto com a sociedade civil, a criação da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Sepromi”, finaliza.

Conselho

Com 25 anos de existência, o CDCN é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e tem por finalidade estudar, propor e acompanhar as medidas de relacionamento dos órgãos governamentais com a população negra, visando resgatar o direito à sua cidadania plena e participação na sociedade.

O edital completo e os anexos podem ser acessados no site www.sepromi.gov.br. O CDCN está localizado na rua Ribeiro dos Santos, 42, Pelourinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-1553 ou através do e-mail cdcn@sepromi.ba.gov.br

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro