Líder das Farc resgata história da luta pela paz na Colômbia

Para Timoléon Jiménez, um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP), “a chave da paz não está no bolso do presidente da Colômbia, nem tão pouco com o líder das Farc, está com o povo”. A declaração faz parte do pronunciamento oficial das Farc-EP sobre o início da mesa de conversações entre a organização e o governo do presidente da Colômbia Juan Manuel Santos.

Nesta sexta-feira (1º de março), em meio às expectativas pelo critério das partes sobre a condução das negociações, o governo colombiano e as Farc-EP finalizam o quinto ciclo de diálogos de paz.

A mais de 100 dias do início de uma nova tentativa de colocar fim a décadas de conflito armado, a mesa negociadora em Havana, capital cubana, fará uma nova pausa no processo centrado no tema das terras, em que os interlocutores coincidem em considerar como o ponto de origem e aprofundamento das hostilidades.

No anúncio abaixo, Jiménez faz um resgate histórico das tentativas de diálogo entre as Farc e o governo, esclarecendo pontos polêmicos sobre o longo processo. O anúncio foi realizado em 4 de setembro de 2012 nas montanhas da Colômbia.

Fonte: da Redação

Saiba mais:
Governo colombiano e Farc-EP finalizam quinto ciclo de diálogos
Farc propõem saída política para conflito armado na Colômbia
Farc expressam solidariedade com luta camponesa na Colômbia
Vídeo produzido pelas Farc explica conflito armado na Colômbia