Pela paz, colombianos sairão às ruas nesta terça

Cerca de um milhão de colombianos se unirão, em Bogotá, em uma marcha pela paz para apoiar os diálogos entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP).

Marcha Patriótica - Colômbia

“Seremos mais, agora sim a paz” é o lema desta convocatória onde se somaram diversas organizações sociais e políticas, além do presidente Juan Manuel Santos e do povo colombiano. 

Veja também:
Socorro Gomes: “Povo colombiano merece justiça, soberania e paz”

As autoridades colombianas habilitarão quatro pontos na cidade de onde sairão os manifestantes até a Praça Bolívar, no centro histórico da cidade. Em apoio à iniciativa, os sinos de todas as igrejas do país badalarão ao meio-dia.
 
“No dia 9 de abril a sociedade expressará a importância da paz e a necessidade de que sejamos escutados e levados em conta sobre como é o país que queremos construir”, afirmou em recentes declarações a ex-senadora e porta-voz da Marcha Patriótica, Piedad Córdoba.  

“O mandatário colombiano convidou para apoiar a convocatória. Temos que apoiar estas tentativas para a paz, na próxima terça-feira (9), todos devemos sair para expressarmos à favor de uma saída pacífica do conflito armado”, expressou.

Da mesma maneira o chefe da equipe de paz do governo nas conversas com a guerrilha, Humberto de la Calle, afirmou que "neste dia todos os colombianos devemos imaginar como seria um dia sem o conflito”.

Apoio brasileiro

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem via internet apoiando a mobilização chamada “a marcha da esperança”.

"Por tudo o que representa na América Latina, por seu extraordinário povo, a Colômbia merece a paz que não pôde ter no século 20. A vitória da paz será de todo o continente”, disse.

O cantor Juanes também disse sim ao chamado. “Acredito que além dos interesses políticos e econômicos, os colombianos devemos apoiar o processo e a marcha”, expressou em declarações para emissora BluRadio.

Como declarou o prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, este 9 de abril, que coincidirá com o 65º assassinato do líder Jorge Eliécer Gaitán, será dia cívico para que todos possam estar presentes.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Fonte: Prensa Latina