Netinho de Paula e Netshoes se reúnem para debater parceria

Na última quinta-feira, 25 de abril, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo (Sepir) convidou a empresa Netshoes para iniciar um diálogo visando projetos em parceria entre ambas. O encontro aconteceu em decorrência da repercussão em redes sociais de um vídeo publicitário divulgado pela empresa.

 
Estiveram presentes na reunião o secretário Netinho de Paula, o deputado estadual Fernando Capez, Renato Mendes, gerente de assuntos corporativos e Flávio Franco, diretor jurídico da Netshoes.

A Sepir tem como um de seus objetivos a construção de políticas que promovam os direitos das comunidades tradicionais, eliminando toda e qualquer forma de discriminação. Netinho de Paula convencido de que este reconhecimento e o respeito ao patrimônio cultural popular significa uma possibilidade concreta de combate à discriminação, principalmente por representar muitas das vozes que se sentiram ofendidas pelo vídeo, imediatamente, buscou esclarecimentos pelas mídias sociais junto a Netshoes.

O assunto chegou à Assembléia Legislativa, ganhou um novo parceiro à causa, o deputado estadual Fernando Capez, que também é procurador de justiça e atualmente exerce seu segundo mandato. O Deputado entende que é preciso construir uma nova cultura de respeito à diversidade, mudando o paradigma da discriminação, que se dá de forma sutil ou por ações equivocadas que a reforçam, em especial nos meios de comunicação.

A empresa prontamente atendeu o convite, explicando que, em nenhum momento, houve qualquer intenção discriminatória e reconheceu que o vídeo casou desconfortos e constrangimentos, exigindo novas ações da empresa, especialmente na produção e aprovação de conteúdos publicitários.

O secretário Netinho de Paula sugeriu a criação de um grupo de trabalho para propor idéias sobre uma futura campanha que tenha como motes a diversidade, a tolerância e o principio de igualdade, também defendidos pela empresa ou um projeto que valorize a prática esportiva juntamente com o incentivo à cultura popular brasileira. A Netshoes e a Sepir marcaram novo encontro no prazo de quinze dias onde serão apresentadas as sugestões.

De São Paulo,
Mariana Del Casalle