Mortalidade Materna: João Ananias destaca seminário em Fortaleza

Na Tribuna da Câmara desta segunda-feira (15/07), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou a realização do seminário da Subcomissão Especial que trata da Saúde da Mulher e da Criança, realizado no dia 5 de julho em Fortaleza. O evento culminou com a audiência pública sobre o tema solicitada pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB).

Como presidente da Subcomissão, João Ananias coordenará a realização de eventos semelhantes em outras regiões do País. Durante sua fala, ele agradeceu o empenho de todos que colaboraram para discussão de um tema tão importante como a mortalidade materna.

Discurso na íntegra

Realizamos dia 5 deste mês, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Seminário da Subcomissão Especial que trata da Saúde da Mulher e da Criança, combinado com Audiência Pública solicitada pelo Deputado Estadual Lula Morais. Foram debatidos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, N° 4 e 5, que tratam da mortalidade infantil e materna, respectivamente.

A citada Subcomissão Especial, que tenho a honra de presidir e que tem a competente Deputada Carmen Zanotto como relatora, fará seminários em todas as regiões do nosso País. Iniciamos pelo Nordeste, reunindo os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão, como forma de colocar novamente em pauta, um tema de extrema importância como este.

Tivemos a participação de representantes do Ministério da Saúde, na pessoa do Dr. Juan Cortez Escalante, que fez excelente apresentação dos indicadores de Mortalidade Materna e Infantil, por Estados e Municípios.

Também participaram o Secretário de Estado da Saúde do Ceará, Dr. Arruda Bastos, Coordenadores da Sesa, como a Dra. Vera Coelho e o Dr. Manoel Fonseca, grande colaborador da Subcomissão. A OPAS, através dos técnicos Dr. Oscar Suriel, Dr. Rodolfo Gomez e da Dra. Matilde Pinto, estavam presentes e devo destacar a constante colaboração dos mesmos. Não poderia deixar de destacar a presença do Dr. Wilames Freire, Presidente do Cosems, bem como de grande número de Secretárias e Secretários de Saúde dos municípios do meu estado.

Finalizo minha fala agradecendo a todos os participantes e espero que até 2015 nós possamos avançar de forma mais célere em relação, principalmente a redução da mortalidade materna onde estamos mais distantes de atingirmos as metas pactuadas pelo Governo Brasileiro em 1990.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)