ONU terá escritório na Colômbia para combater mudança climática

A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) assinou um acordo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina para aumentar a participação em projetos de desenvolvimento limpo na região.

Secretária-executiva da UNFCCC, Christiana Figueres/ Foto: UNFCCC

O acordo estabelece um Centro de Colaboração Regional (RCC, na sigla em inglês) para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (CDM) do Protocolo de Kyoto. O centro será instalado em Bogotá, na Colômbia, e entrará em funcionamento em setembro para prestar apoio aos países da América Latina.

Leia também:
Responsabilidade climática inclui desigualdade socioeconômica

“O RCC em Bogotá ajudará a explorar o potencial de projetos do CDM na América Latina e vai servir como um exemplo de trabalho do tipo de cooperação interagencial necessária para combater a mudança climática”, disse a secretária-executiva da UNFCCC, Christiana Figueres, em comunicado de 22 de agosto.

Os RCC e CDM são parte de um esforço para trazer os benefícios dos projetos de redução de emissões do Protocolo de Kyoto nos países em desenvolvimento. Desse modo, visa a conquistar reduções certificadas de emissões (CER) que podem então ser negociadas, vendidas e utilizadas pelos países industrializados para cumprir as metas ambientais. Cada CER é equivalente a uma tonelada de dióxido de carbono.

Fonte: ONU