Cristina Rastafári é nova presidente do PCdoB de São Gonçalo
“A nossa luta é para fortalecer o PCdoB em São Gonçalo do Amarante, e tornar o partido cada vez mais influente no município”.
Publicado 05/10/2013 08:00 | Editado 04/03/2020 17:07

Em sintonia com o crescimento do partido, o Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil de São Gonçalo do Amarante realizou sua Conferência no dia 28 de setembro no plenário da Câmara Municipal de vereadores, das 15 às 18 horas.
Na abertura dos trabalhos a mesa foi composta com Presidente do Comitê cessante Olga Leide Crispim, a Secretária de Organização Cristina Rastafári e o Dirigente Estadual Canindé de França representando o Comitê Estadual.
Coube a Canindé de França apresentar a tese ao 13º Congresso, intitulada Avançar nas Mudanças, documento apresentado ao conjunto dos filiados e da militância comunista, onde se examina o período dos governos Lula e Dilma à frente da presidência da república e os desafios enfrentado pelo PCdoB na nova realidade política brasileira em que o governo central é dirigido pelas forças de esquerda em aliança com outras forças partidárias.
Após a apresentação da Tese, ampla discussão se instalou no plenário da Câmara, os filiados presentes em sua maioria opinaram sobre o governo, as políticas públicas, em especial as relacionadas às questões sociais e do desenvolvimento sustentável, bem como a importância do Brasil no contexto das relações internacionais.
Um aspecto importante do debate realizado foi o destaque para as questões relacionadas à construção e ao posicionamento político do PCdoB na nova situação de crescimento e expansão de suas fileiras partidárias. Houve um entendimento dos presentes de que o PCdoB precisa crescer mais, para poder ter influência e ocupar espaços na luta popular e sindical, com maior presença nos movimentos sociais e na luta do dia a dia do povo de São Gonçalo.
A presidente do Comitê Olga, apresentou um balanço das atividades partidárias realizadas de maio de 2012 a setembro de 2013, apontando várias conquistas e realizações da Direção que encerra o mandato. Dentre os aspectos positivos foram destacados: a afirmação da identidade do Partido no cenário político local; a participação na coligação majoritária que reelegeu o prefeito Jaime Calado; uma agenda permanente de reuniões do Comitê; a participação do partido na gestão municipal, ocupando a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária; mais de vinte novas filiações; realização do Curso do Programa Socialista-CPS, o aluguel de uma Sede para o funcionamento das atividades partidárias; a participação em eventos do Comitê Estadual, bem como outras conquistas efetuadas ao longo da gestão que se encerra. Em seu balanço a presidente Olga também destacou as dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos 17 meses, afirmando que todas são possíveis de serem enfrentadas e de terem resultados positivos para o PCdoB.
A presidente concluiu a sua fala apontando para os desafios a serem superados pela nova direção a comandar o partido no biênio 2014-2015, destacando a necessidade de se estruturar um núcleo de direção preparado politicamente e comprometido com o Programa do PCdoB; aumentar o número de filiados e ter maior protagonismo na ação política no município de São Gonçalo do Amarante.
Olga agradeceu o apoio dos filiados e dos companheiros de direção enquanto presidiu o Partido, e disse da alegria de participar da política em um partido sério e de luta como é o PCdoB ao longo de sua trajetória de 91 anos de luta em favor do Brasil, dos Trabalhadores, da Juventude, das Mulheres e do povo brasileiro.
UM NOVO MOMENTO, UMA NOVA DIREÇÃO.
Ao final dos trabalhos procedeu-se a escolha do novo Comitê, sendo eleita para presidir o partido à professora e Comunicadora Social Ana Cristina da Silva Nascimento, conhecida popularmente como Cristina Rastafári; o jovem advogado Éllisson Karl Rubens Trindade foi escolhido vice-presidente; Raquel Rocha Cavalcanti-Secretária de Organização; Anderson de Oliveira Lopes-Secretário de Finanças; Olga Leide Crispim-Secretária de Movimentos Sociais, e Iaponira Peixoto de Brito -Secretária de Formação.
Em seu discurso a nova presidente Cristina Rastafári disse estar bastante emocionada, pois sabe da responsabilidade de presidir um Partido com a história e a tradição de luta do PCdoB, mas assume a tarefa com alegria, tendo em vista de que a ação coletiva é o forte da atuação dos comunistas, disse ainda que:
“Um município importante como São Gonçalo do Amarante, precisa de um partido forte, comprometido com o desenvolvimento, com a qualidade de vida e dos serviços públicos oferecidos a sua população, especialmente os mais carentes”. São Gonçalo como berço da cultura e polo de desenvolvimento, precisa alçar vôo cada vez mais alto, principalmente pelo fato de que aqui está sendo investido mais de um bilhão de reais, e sendo construído o maior aeroporto de cargas e passageiros da América Latina e o sétimo do mundo, isso mudará e muito as nossas vidas. O PCdoB está comprometido com São Gonçalo e com o nosso povo”.
Amaral Che e Cristina Rastafári foram eleitos para representar o PCdoB de São Gonçalo do Amarante na 14ª Conferência Estadual que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de outubro no IFRN da Cidade Alta-Natal-RN.
Fonte: Portal Cristina Rastafari