BA: Ataques violentos a bancos assustam cidades do interior
A população do município de Mucugê, localizado na Chapada Diamantina, de pouco mais de 10 mil habitantes, viveu momentos de pânico, na última quarta-feira (6/11), após um assalto na agência do Banco do Brasil. Na ação, os criminosos balearam três moradores que estavam dentro da unidade e um deles morreu.
Publicado 07/11/2013 13:30 | Editado 04/03/2020 16:16
Na última quinta-feira (31/10), o município de Ibitiara, vizinho de Mucugê, viveu a mesma tensão. Os assaltantes armados invadiram o Banco do Brasil da cidade, atiraram contra um senhor de 62 anos e ainda levaram o gerente e mais quatro clientes reféns.
Segundo dados do Sindicato dos Bancários da Bahia, dos 162 ataques a bancos no estado, esse ano, cerca de 76% aconteceram em municípios do interior. Ao todo, foram registrados 77 explosões a caixas eletrônicos, 34 assaltos, 26 tentativas frustradas e 25 arrombamentos.
A edição desta quinta-feira (7) do jornal O Bancário, que é publicado pelo sindicato, noticia o assalto em Mucugê e compara a ação com cenas de filmes de ficção. “Coisa de cinema”, diz a manchete do periódico.
A interiorização da violência, principalmente nos bancos, há muito tempo vem sendo denunciada pelo sindicato. Segundo a entidade, é preciso que se invista em segurança nas agências das pequenas cidades.
“A quantidade de ataques na Bahia cresce exponencialmente e, no interior, os números são assustadores. A situação é problemática e os bancos precisam ter mais atenção com a segurança”, diz o sindicato, em nota.
De Salvador,
Erikson Walla