Pesquisa assegura eleição de Evo Morales na Bolívia
O presidente da Bolívia, Evo Morales, será reeleito com 59% dos votos, segundo aponta uma pesquisa do instituto Ipsos revelada nesta segunda-feira (28), com ampla vantagem sobre seu mais próximo concorrente, Samuel Doria.
Publicado 28/07/2014 16:32

A pesquisa, publicada pelo diário boliviano La Razón, dá ao presidente a mais ampla vantagem até agora obtida para as eleições de 12 de outubro, nas quais o Movimento ao Socialismo (MAS) tentará manter-se no poder e garantir dois terços do parlamento.
Pela primeira vez, desde que começaram as publicações das pesquisas, Evo aparece com mais de 50% das intenções de voto, o que o garante por outro período de cinco anos no Palacio Quemado, sede do governo do país.
Doria, do Unidade Democrática e o segundo com maior intenção de voto, chega a 18%, 41 pontos abaixo do chefe de Estado, que advertiu que não confia muito nas pesquisas e sim na consciência do povo boliviano.
Mais abaixo e quase descartados da luta pela presidência estão os candidatos do Movimiento Sin Miedo e do Partido Democrata Cristão, Juan del Granado e Jorge Tuto Quiroga, que surgem com apenas 4% das intenções de voto.
Para vencer as eleições, Morales precisa de 50% mais um dos votos ou obter 40% com 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.
O presidente e o MAS esperam superar 66% dos votos, e inclusive consideram que é possível ultrapassar a cifra de 74%, o que permitiria ao partido governar tranquilamente, por contar com maioria absoluta na Assembleia Legislativa Plurinacional.
Segundo o Tribunal Supremo Eleitoral, nas eleições de 12 de outubro devem participar mais de 5 milhões de bolivianos, dos cerca de 10 milhões registrados no Censo Populacional e de Moradia, realizado em fins de 2012.
Fonte: Prensa Latina