Conselheiros rurais debatem Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena

O trabalho em família, a produção sustentável, o protagonismo de jovens e mulheres rurais. Essas são algumas características da agricultura familiar brasileira que ganharam destaque na última quarta-feira (6), em Brasília (DF), no Encontro Interconselhos e de Comissões para o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena.

Ministro Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto - Junior Aragão/MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário e presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Miguel Rossetto, destacou a importância do debate. “Falar da agricultura familiar significa repensar uma estratégia diferenciada onde a propriedade, a riqueza, a felicidade e os direitos fundamentais sejam repartidos. No Brasil, estamos construindo esses valores à medida que produzimos políticas assertivas e garantimos o fortalecimento do meio rural”, salientou Rossetto durante a abertura do encontro.

Em todo o país, a agricultura familiar corresponde a 84% dos estabelecimentos agropecuários. De acordo com o representante das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO), Alan Bojanic, o Ano Internacional oferece uma oportunidade de rever o setor e compartilhar experiências com outras nações. “O Ano Internacional da Agricultura Familiar representa uma grande oportunidade para compartilhar experiências com o mundo, já que esses diálogos estão sendo realizados em vários países.”

O representante do Comitê Brasileiro para o Ano Internacional e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Willian Clementino, defendeu o debate em torno da agricultura familiar como um marco. “Entendemos que para a agenda de desenvolvimento do Brasil e do mundo a agricultura familiar é o ponto central.”

O secretário-executivo do Condraf, Guilherme Abrahão, afirmou que o ponto final do encontro é tirar as agendas em comum e sugerir um plano de ação conjunta. “O esforço do evento é garantir que os conselheiros dialoguem os temas em comum e projetem ações para o futuro.”

Também participaram do Encontro: a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Emília Pacheco; a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional em exercício do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal; e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

O Encontro

O encontro é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), que são órgãos colegiados formados por representantes governamentais e da sociedade civil que garantem a participação social nas políticas públicas.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário