Secitece e Etice debatem ampliação do Cinturão Digital no Ceará

Atualmente, 105 dos 184 municípios do Estado já estão conectados ao Cinturão Digital, maior rede de cabos de fibra óptica do território cearense.

As estratégias para implantação do Cinturão Digital em mais 21 municípios do Estado foram discutidas com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa, durante reunião na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O encontro ocorreu nesta semana, no gabinete do secretário Inácio Arruda, que comprometeu-se em acompanhar o presidente da Etice durante visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no próximo dia 30/6, para apresentação de um plano de trabalho que poderá garantir os recursos necessários para a ampliação do programa no Estado.

"A parceria entre Etice e Secitece é importante porque o aporte de recursos do MCTI para o Cinturão Digital será feito através do apoio da Secretaria”, destaca o Adalberto Pessoa. Para o secretário Inácio Arruda, a ida a Brasília/DF servirá também para apresentar ao Ministério outros projetos que garantam a efetiva adesão da população cearense ao programa.

“A ampliação do Cinturão Digital já é uma conquista. Mas não basta o Cinturão Digital passar na sua porta. Você tem que se ligar a ele. Estamos propondo ao MCTI uma parceria que garanta ao Estado a inclusão, de fato, das nossas cidades no programa. Serão beneficiadas ainda escolas municipais, estaduais, universidades, dentre outras instituições", complementa Inácio.

Atualmente, 105 dos 184 municípios do Estado já estão conectados ao Cinturão Digital – maior rede de cabos de fibra óptica do território cearense. Desde a sua implantação, há quatro anos, o programa tem possibilitado a execução de projetos tecnológicos nas mais diversas áreas.

Participaram da reunião os secretários adjunto e executivo da Secitece, Francisco Carvalho e Gilvan Paiva; o diretor de Inovação da Etice, Rogério Cristino; o diretor de Cidadania Eletrônica da Etice, Álvaro Maia; a coordenadora de Modernização e Inclusão Digital da Secitece, Marta Menezes e a assessora técnica da Secretaria, Gabriella Purcaru.

Fonte: Assessoria da Secitece