Dia da África

O continente africano comemora no próximo 25 de Maio, 47 anos desde a proclamação da Organização de Unidade Africana (OUA), atual União Africana, num contexto de várias perturbações caracterizadas por confrontos político-militar e pela crise econômica mundial.

Nessa data, em 1963, os chefes de estados, reunidos em Addis Abeba, Etiópia, proclamaram a Organização de Unidade Africana (OUA), cujo objetivo principal era o de libertar o continente africano das garras do colonialismo e da Apartheid, bem como promover a emancipação dos povos africanos. A OUA deu lugar à atual União Africana, em 2002.

Passados que são mais de quatro décadas e meia, e conseguida a independência do continente, assiste-se ainda em muitas partes de África um fato histórico alvissareiro: O desentendimento político é hoje o menor da história.

A África é um continente com aproximadamente 30,27 milhões de km quadrados de terra. Ao norte é banhadas pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do oceano Índico e a oeste pelo oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.

É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com aproximadamente 800 milhões de habitantes.

Basicamente agrário, pois cerca de 60% da população habita no meio rural, enquanto somente 40 % mora em cidades. No geral, é um continente pobre, embora mesmo após séculos de exploração e espoliação ainda tenha um enorme potencial de riquezas que até hoje são fruto de cobiças por parte dos ex(??) Colonizadores. Apresentando, ainda, baixos índices de desenvolvimento econômico. A renda per capita, por exemplo, é de aproximadamente US 1.000,00.

O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde há um pouco mais de 1% do produto mundial. Grande parte dos países possui parques industrial poucos desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura.

O principal bloco econômico é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), formada por 14 países: Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia

Para saudar o aniversário do continente, realizam-se em todo o continente várias atividades esportivas e culturais, conferências, exposições fotográficas, desfiles de trajes tradicionais e outras.

As lideranças locais animadas, justamente, com a realização da Copa do Mundo em África do Sul que representa um fato marcadamente positivo, buscam aproveitar o olhar do mundo para o Continente que sob os auspícios deste grande evento mundial, para a necessidade de se debater e interagir com as lideranças soluções aos problemas graves que este ainda enfrentam como na área da Saúde, por exemplo.

Aqui no Brasil, a comunidade africana também participa destas comemorações O Centro Cultural Africano junto com a AABA, Associação Brasil Angola realizará em São Paulo, várias atividades que buscam apresentar para os Brasileiros “afro-descendentes” ou não um pouco mais da África.

O Brasil precisa conhecer a África diz o Presidente do Centro, Príncipe Ademkule Otumba, os africanos adoram o Brasil. Os enxerga como um primo que deu certo e o Brasil precisa conhecer a África e nada mais justo que neste momento de grande aproximação entre os nossos continentes possamos comemorar juntos tão importante data.

O Ápice destas comemorações será a entrega do prêmio África-Brasil que será entregue aos laureados nesta quinta-feira dia 20 de maio no Club Holms em pleno coração de São Paulo na Avenida Paulista.

Angola país que desponta como um das importantes lideranças regionais ao lado da África do Sul, também comemora e muito. Lá também como aqui muitos fóruns e eventos são realizados para lembrar esta data. Dia 25 de maio é uma data que deve ser lembrada como um momento importante que as lideranças do antigo continente se reuniram e concluíram que era preciso dar um basta no tratamento dispensado pelas potências, em particular as européias que ainda teimavam em retirar as coisas boas de lá e deixar e levar pra lá o resultado da sua violenta ganância e exploração.

Nós amantes e descendentes da África temos que destacar este momento refletir sobre o desempenho elogiável do governo do Presidente Lula que foi, de longe, de longe eu repito, o governo que mais contribuiu para a aproximação entre os nossos povos. E isso precisa avançar ainda mais, pois a dívida a nós atribuídas e infelizmente por muitos aceita a séculos precisa ser definitivamente extirpada. Nas escolas, as nossas crianças precisam saber da importância daquele continente na nossa formação. Precisamos contribuir para que o racismo que ainda grassa em nossa sociedade precisa ser combatido, assim como todo tipo de preconceito que gera intolerância que por sua vez gera a exclusão.

O dia da África precisa ser também o dia em que o mundo olhe e trate aquele continente com o respeito e agradecimento devido.

Pelo menos isto nós devemos a ele!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor