Capital, trabalho e coronavírus: o dilema do Brasil

É preciso mudanças efetivas na política econômica, precisamos de um estado nacional desenvolvimentista.

Entender como se dá a relação entre Capital, Trabalho e o novo membro do país, o Coronavírus, é um grande desafio para todos aqueles que tem como foco de seus estudos o desenvolvimento produtivo da nossa nação, sendo assim, optei por trazer alguns escritos para ajudar nesse importante debate.

Antes de mais nada, é preciso lembrar do desespero do presidente com os fechamentos do comércio no país afora. Mesmo com algumas sinalizações de volta em alguns locais, as ruas ainda estão longe de estar como eram dois meses atrás. E por que ele ataca o tempo todo as políticas de isolamento levadas à cabo pelos governadores e prefeitos?

É simples, o COVID-19 colocou em xeque a relação Capital X Trabalho, algo que nossos governantes não esperavam que houvesse, não à toa tentaram criar uma falsa dicotomia entre Saúde X Economia, algo que obviamente não é possível!

E por que não é possível? Porque na verdade isso deságua, novamente na relação Capital X Trabalho, vejamos: o trabalhador nada mais é que aquele que gera força de trabalho, portanto um tipo de capital variável. Com a chegada da pandemia e o início da política de confinamento, percebemos uma paralisia no sistema produtivo, portando de queda da produção!

O desespero do presidente nada mais é que os sinais do mercado financeiro, sinalizando como para a plutocracia, a saúde pouco importa, o que vale mesmo é o aumento de seus dividendos! E como é possível observar isso? Simples: com o aumento do capital fixo, busca-se diminuir a dependência do capital variável (trabalhador) no processo de produção, entretanto, essa condição encarece a produção como um todo, pois modifica toda a cadeia produtiva, mostrando como na realidade, o que temos nada mais é que o desespero daqueles que podem diminuir seus lucros graças ao confinamento, portanto, é possível explicar facilmente tamanho desespero pela volta dos que detém o capital variável no processo de produção, portanto dos trabalhadores ao seus postos de serviço.

Isso nos leva a ampliar nosso debate, pois mais que interpretar o presente, podemos fazer análises interessantes do que se configura em nosso país, ainda mais seguindo esse receituário ultraliberal sob o comando do ministro Guedes, o irresponsável.

Por óbvio, tudo isso que estamos vendo não é novo, é apenas mais um dos ensinamentos de Karl Marx (Lei da tendência da queda de juros), e com base em seus escritos e no que estamos vendo, é possível observar como o capital ainda depende do trabalhador para garantir seus lucros! E mais: graças ao confinamento, nunca caiu tanto a taxa de lucros em um pequeno espaço de tempo! E a culpa é do vírus? Claro que não!

A falta de um Projeto Nacional de Desenvolvimento devidamente nacionalista é a grande causa de todos esse caos! O país sofre um processo de desindustrialização e nosso parque industrial é ínfimo perto das nossas necessidades. Somando-se ao processo de sucateamento e privatizações levado a cabo, em especial nos 1990 e retomado com Temer e Bolsonaro, temos um país simplesmente à deriva! Por isso a política de Guedes é tão nefasta! O mundo vive a Revolução 4.0 e temos regiões do Brasil que ainda estão experimentando a 3° revolução Industrial, isso é inviável!

É preciso combater os especuladores, aqueles que vivem só do rentismo com uma nova política econômica, antes que o país termine de quebrar! Sob a égide do ultra liberalismo é possível perceber que só temos concentração de renda, fazendo com que o crescimento econômico fique estagnado e o desemprego bata recordes a cada dia!

O que precisamos é de uma mudança de rumos urgente, mas não é isso que o governo propõe, com sua flexibilização de direitos dos trabalhadores, o que enxergamos é o aumento da precarização do trabalho, aumentando o nível de exploração e consequentemente de mais valia, entretanto isso não resolve o problema, pois a concentração financeira segue, diminui-se o poder de compra do assalariado e a roda da economia simplesmente não gira!

É preciso mudanças efetivas na política econômica, precisamos de um estado nacional desenvolvimentista capaz de fomentar a economia e do país para criar um parque industrial compatível com o nosso tamanho e com o século XXI, o receituário de Guedes é um roteiro do fracasso, não existe local onde isso tenha dado certo!

Para concluir cabe refletir: será que a culpa de toda essa crise é do coronavírus ou do vírus do ultra liberalismo?

Até a próxima.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

3 comentários para "Capital, trabalho e coronavírus: o dilema do Brasil"

  1. Maria da Conceição Castro Cordeiro disse:

    Só temos retrocesso neste campo.

  2. Maria da Conceição Castro Cordeiro disse:

    O governo Bolsonaro não está preocupado com o trabalhador e sim com o capital.

  3. Maria da Conceição Castro Cordeiro disse:

    O governo Bolsonaro não está preocupado com o trabalhador e sim com o capital., este ministro, o Paulo Guedes veio para colocar uma pá de terra no trabalhador brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *