Os memes não nos salvarão do fascismo 

O Brasil é o país que sabe criar memes como nenhum outro, também é o país dos golpes.

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Os atos de terrorismo praticados por bolsonaristas, nesta terça-feira (12), em Brasília, contra a diplomação do presidente Lula, mostra claramente que no país do meme, o fascismo não será derrotado apenas com piadas.

Os sinais são muito claros. O impulsionamento do fascismo no Brasil, abraçado por uma classe média frustrada e que escolhe de forma errada seus inimigos, e que segue cegamente uma elite fragmentada que disputa o poder, encontra cada vez mais um alento na ação direta. Dos caminhoneiros obrigados ou não por patrões golpistas a bloquearem estradas, passando por idosos caricatos que estão a mais de um mês esperando 72 horas e pedindo intervenção militar na frente dos quartéis, até aos que ontem tentaram por fogo em Brasília.

Leia também: Responsáveis pelos atos de vandalismo devem ser identificados e punidos

Em todos esses casos, exceto o último, os memes, apesar de fato de nos animarem bastante, não poderão nos salvar. Porque nos atos nos quartéis e nos bloqueios de caminhoneiros “para-choques humanos”, casos de agressões ocorreram e não foram isolados. A escalada da violência que culminou ontem no ataque em Brasília é só um caminho natural, como a água que corre sempre para o mar, se essa não encontrar uma barreira no trajeto. Deixar para lá e focar nos memes – achando que o universo tratará de ridicularizar esses movimentos – nos levará para a cova. Sorrindo, é verdade. Mas ainda assim para a cova.

O ministro Alexandre de Moraes tem finalmente agido de forma mais contundente, apesar da demora. O que devemos prestar atenção é como a Polícia Federal tem se comportado diante de atos assim. Imagina um grupo de esquerda em 2018, que tivesse tentado invadir a sede da PF em Brasília, por não aceitar a diplomação de Bolsonaro. Como seria a reação dessa polícia? Você consegue imaginar? Se as autoridades não fizerem algo, logo, inclusive exonerando quem está cooptado pelo bolsonarismo dentro dessas instituições, esses grupos vão tentar transformar a posse de Lula em algo muito pior. E daí pode vir uma tragédia.

Leia também: Flávio Dino e Polícias se manifestam sobre vandalismo bolsonarista no DF

Não é coincidência também o fato de que depois de semanas calado, finalmente quando o ainda presidente Bolsonaro abre a boca e fala que “nada está perdido”, ações muito mais violentas comecem a ocorrer. Claramente esse é o objetivo. E ele deve continuar apostando num golpe até o fim do seu mandato, seja através de uma ação dos militares na defesa do bolsonarismo de forma clara, ou como álibi do reestabelecimento da ordem num cenário de puro caos. Os dois parecem ser a luz no fim do túnel para alguém que sabe que deve ser preso em breve.

Não se enganem. Assim como Brasil é o país que sabe criar memes como nenhum outro, também é o país dos golpes. Da fundação da República até a destituição de Dilma. E não adianta só rirmos dos que estavam pedindo intervenção alienígena com seus celulares. Apesar de muito engraçado, se os órgãos não agirem, se as esquerdas não se organizarem e se prepararem para o que pode vir, quem vai ter de pedir ajuda aos discos voadores para sair daqui, seremos nós. É como já cantou Raul Seixas em S.O.S: “Oh! Oh! Seu moço / Do Disco Voador / Me leve com você / Pra onde você for”.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor