Renan Inquérito: Um de nós fazendo Mudança

Nesse momento estou no estúdio RimaCruz em Votuporanga, fundão do estado de São Paulo (500 km da capital) terminando o disco Mudança, terceiro do Inquérito. O fato é que entre uma sessão e outra de mixagem estou dando uma lida no livro Hip-Hop a Lápis II – Literatura do Oprimido, presente que ganhei do parceiro Erlei o Aliado G, há alguns meses atrás.

Na ocasião lembro que conversávamos e eu comentava sobre meu desejo de pesquisar o hip-hop, pois acabava de me formar em geografia e almejava uma pós-graduação na Unicamp, mas queria trabalhar com algo que me dissesse respeito. 

Nesses 15 anos de envolvimento com a cultura vi muita gente pesquisar o hip-hop nas faculdades, mas poucos de nós estudando em uma delas, e como eu havia conseguido a proeza de ser Um de nóis na universidade pública me sentia na obrigação de usar esta instituição em prol do movimento o qual faço parte, afinal sou o que sou hoje em dia graças a ele, e foi ele que me levou pra lá.

Depois do dia em que ganhei este livro aconteceu muita coisa, o tempo passou e eu reencontrei o amigo Aliado G por várias vezes, mas nunca mais falamos sobre o livro. Foi até bom, porque ele iria me perguntar se li o livro e eu ia passar a maior vergonha, pois não havia lido ainda, mas teria uma boa desculpa a meu favor…

Diria a ele que consegui entrar no mestrado e que por isso estava muito atarefado, sem contar no disco novo que estava fazendo, no clipe, nos shows, e nas aulas que estava dando… Aposto que ele ia ficar tão contente que iria me perdoar com certeza.

Pensei tudo isso aqui agora no estúdio em fração de segundos, entre essas paredes estranhas, cheias de espuma, longe da família, de casa e daquele dia em que ganhei o bendito livro, louco né? Mas o fato é que agora lendo essas páginas me deparei com vários depoimentos de pessoas que conheço pessoalmente, alguns grandes amigos, com os quais eu inclusive estive junto dias atrás, como o Mano Oxi de Porto Alegre-RS, Hot Black de Aracajú-SE, Dexter e Sérgio Vaz, sem falar do Toni C. que encabeçou todo o projeto.

Lembrei também que eu participei do lançamento do livro ao lado do Toni depois de um show que fizemos na capital Sergipana, na ocasião eu até compus a mesa de debate, isso tudo sem ter lido o livro, nossa que vergonha, ainda bem que ninguém sabia (risos).

Bom deixa eu voltar aqui pras mixagens do disco porque as ruas estão sedentas por Mudança e eu preciso fazer minha parte, ainda mais em um ano eleitoral como esse, onde uma simples atitude pode fazer toda a diferença.

Tenho muito orgulho de conhecer várias pessoas que estão tentando mudar a realidade desse país, luto pra também ser um deles. Por isso fiquei feliz ao saber que o Aliado G iria se candidatar novamente a deputado estadual, é bem por aí, precisamos cada vez mais de Um de nóis nas câmaras, nas faculdades. Em plena era do controle remoto, quando as opções se tornam tão variadas ao nosso alcance e qualquer um pode brincar de decidir a todo o momento nada mais importante do que apertar o botão correto, fazer a escolha certa, por isso eu apoio Aliado G, Um de nóis no parlamento!

Renan Inquérito é Mc e letrista do grupo Inquérito, tem três discos gravados e é formado em geografia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor