Uma data memorável

Comemoramos mais um Primeiro de Maio nesta semana de 2007. Na verdade é uma data que tem um significado histórico relativo a um fato não menos especial para os trabalhadores de todo o mundo.

No entanto, acredito que nos dias atuais ela transcende aos episódios que marcaram aquela fria Chicago (EUA), em 1886, quando oitocentos mil trabalhadores foram às ruas exigindo a jornada de oito horas de trabalho. Centenas de presos e mais de três dezenas de trabalhadores foram mortos em confronto com a polícia.


 


 


Quatro deles foram enforcados posteriormente e um se suicidou na prisão. Qualquer luta social era considerada, sob qualquer aspecto, rigorosamente como um caso de polícia. Atualmente, a luta dos assalariados é tratada, em boa parte dos países, com alguma civilidade, de forma mais permissiva.


 



 
Vieram as grandes tempestades libertárias da História que varreram todos os continentes. Surgiu em 1917 o primeiro Estado sob a direção dos proletários na extinta URSS, espalhando a notícia de que o sonho era perfeitamente realizável.


 



 
A humanidade foi sacudida por intensas batalhas políticas ou reivindicatórias que se sucediam uma atrás das outras. A peleja pelos direitos fundamentais dos trabalhadores foi adquirindo maior descortino. Percebeu-se que o manejo dos cordões dos exploradores locais estava subordinado aos interesses incalculáveis dos grandes impérios.


 


 


Foi assim que, através de imensos movimentos com particularidades específicas em cada nação, começou a ruir, por exemplo, o império britânico sobre o qual diziam os próprios, era tão extenso e poderoso que nele o sol nunca se punha e abraçava o mundo, a Grã-Bretanha.
As coisas foram mudando e a luta pela soberania das nações, a emancipação social dos trabalhadores, transformaram-se em partes indissociáveis de uma mesma esperança. Ruíram colonialistas ou neocolonialistas de menor peso. Assumiram o papel de senhor dos céus e das terras os EUA.


 



 
Hoje as lutas prosseguem sob condições mais sofisticadas porque a percepção dos povos adquiriu elevado nível de consciência e resistência. Em conseqüência, os atuais senhores do mundo procuram manter e expandir a sua dominação através da intimidação, das guerras fratricidas, mas também pelos corações e mentes dos colonizados do novo milênio.


 


 Uma data memorável de festa e luta renhida.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor