A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Clemente Ganz Lúcio

Sociólogo, coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, membro do CDESS – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República, membro do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil, consultor e ex-diretor técnico do DIEESE (2004/2020).
A trajetória para o 1º de maio de 2040

Movimento sindical se desafia a inventar e promover respostas aos desafios desse novo mundo do trabalho

Direito e proteção para quem trabalha mediado por plataforma

Um inovador primeiro passo

Como resolve uma greve? Negociando!

Negociação coletiva são a chave para prevenir greves e promover relações de trabalho saudáveis e produtivas

A negociação coletiva abre portas onde há muros

A negociação coletiva e o diálogo social são fundamentais para abordar desafios trabalhistas e promover um crescimento econômico inclusivo no Brasil.

Pacto de combate às desigualdades

O Pacto parte de um acordo maior materializado na Constituição de 1988, que define como atribuição da República Federativa do Brasil, no artigo 3º, “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”

O Conselhão voltou

O Presidente Lula criou, no início do primeiro mandato em 2003, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, órgão majoritariamente da sociedade civil e de caráter consultivo da Presidência da República

A política de valorização do salário-mínimo em debate no Congresso Nacional

Política de valorização do salário-mínimo é retomada visando o crescimento econômico e a redução das desigualdades, com propostas em análise no Congresso Nacional.

Negociação coletiva e as transformações no mundo do trabalho

Estamos desafiados a inovar, promovendo mudanças nos marcos normativos do sistema de relações de trabalho brasileiro, lastreando e valorizando a negociação coletiva e fortalecendo os sindicatos

A sindicalização entre os jovens

Desafios persistentes na sindicalização: atrair jovens para o movimento, superar obstáculos antissindicais e criar estratégias inovadoras.

Trabalho: é hora de enfrentar as plataformas

Ministério do Trabalho instala duas “mesas de negociações” cruciais para um projeto de desenvolvimento nacional. Regulamentação das empresas-app e sistema sindical serão debatidos.

Centrais Sindicais querem proteger o salário mínimo no Regime Fiscal Sustentável

As centrais sindicais querem garantir a vigência da política de valorização do salário mínimo, assegurando os aumentos da base salarial de toda a economia

Proposta para a política de valorização do salário mínimo

As Centrais propõem que a política de valorização tenha como piso de aumento real, no mínimo, esse crescimento médio passado de 2,4%

1 2 3 5