A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cloves Geraldo

Jornalista e cineasta, dirigiu os documentários "TerraMãe", "O Mestre do Cidadão" e "Paulão, lider popular". Escreveu novelas infantis,  "Os Grilos" e "Também os Galos não Cantam".
"Últimas Conversas”: Fugindo das caixas

Em filme que encerra sua carreira, cineasta Eduardo Coutinho trata dos conflitos freudianos, familiares e raciais de secundaristas afros e brancos.

“Três Corações”, dialética da paixão

Cineasta francês Benoît Jacquot inverte história amorosa para priorizar a paixão neste filme que trata também da corrupção em gabinete municipal.

“O Último Ato”, árduas mutações

Cineasta estadunidense Barry Levinson mergulha nos conflitos de ator na terceira idade e nas mutações sociais, sexuais e tecnológicas modernas

“A Estrada 47", pânico no front

Desconhecido episódio no front italiano na II Guerra Mundial serve para cineasta brasileiro Vicente Ferraz mostrar soldados brasileiros em ação

"Libertem Ângela Davis”, dando face ao poder negro

Filme da cineasta estadunidense Shola Lynch refaz nesta cinebiografia a luta da ativista Ângela Davis contra a segregação racial nos anos 60 e 70

“Branco Sai, Preto Fica”, marcas do racismo

Cineasta brasiliense Adirley Queirós mescla gêneros cinematográficos, cultura afro e de luta contra o Sistema para denunciar o racismo no país

“Casa Grande”, país das aparências

Filme do cineasta carioca Fellipe Gamarano Barbosa desfaz as aparências ao mostrar a luta de classes e a persistência da casa-grande no Brasil

“Vício Inerente”, afundados na lama

Os EUA dos anos Nixon e Reagan, afundados no caos e na corrupção, são o tema deste filme do cineasta estadunidense Paul Thomas Anderson

“Para Sempre Alice”, memória em branco

Filme da dupla estadunidense Richard Glatzer/Wash Westmoreland sobre jovem linguista com Alzheimer  oscila entre didatismo e documentário

“A História da Eternidade”, marcas do atraso

Nordeste matizado pelo diretor pernambucano Camilo Cavalcante desvela a persistência do coronel, do atraso e do novo em forma de tragédia

Mapas para as estrelas: Terror e egos.

Recalques de infância e terror são usados pelo cineasta canadense David Cronenberg para traçar ácido retrato de uma Hollywood cheia de traumas.

Leviatã”, descarnadas carcaças

Entre símbolos e realidade, filme do cineasta russo Andrei Zviaguintsev dá conta das nebulosas ligações do poder e de sua capacidade de destruição

1 15 16 17 18 19 56