A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cloves Geraldo

Jornalista e cineasta, dirigiu os documentários "TerraMãe", "O Mestre do Cidadão" e "Paulão, lider popular". Escreveu novelas infantis,  "Os Grilos" e "Também os Galos não Cantam".
“A Voz Adormecida” Mulheres na resistência

A luta das militantes comunistas no pós-guerra Civil Espanhola é tratada neste filme do cineasta espanhol Benito Zambrano

Renoir: Crepúsculo no campo

A arte e o homem Pierre-Auguste Renoir (1841/1919) são desvendados pelo cineasta francês Gilles Bourdos neste “Renoir”. Sua cinebiografia, centrada em seus últimos dias em Côte d´Azur à beira do Mediterrâneo, mescla sua inquietação como artista plástico e suas preocupações com os filhos Pierre e Jean na frente de batalha da 1ª Guerra Mundial.

“Augustine”: Histeria e paixão

Os primórdios das pesquisas sobre a histeria são o esteio da narrativa deste filme de estréia da cineasta francesa Alice Winocour

“Antes da Meia-Noite”: Convivência desgastada

Os impasses familiares e amorosos de um casal classe média são os temas deste filme do cineasta estadunidense Richard Linklater

"A Bela Que Dorme”: Direito à morte

O direito de a família decidir se o ente querido em estado vegetativo deve viver ou não é o centro deste drama do cineasta italiano Marco Bellocchio

“Hoje”: Velhos fantasmas

O acerto de contas de militante de esquerda com seu passado é o tema deste filme da cineasta paulista Tata Amaral

“O Dia Que Durou 21 Anos”: Golpe dos ianques

Em documentário sobre o Golpe Militar de 64, cineasta brasileiro Camilo Tavares denúncia a articulação dos EUA para derrubar o Governo Goulart

“Confissões de um jovem apaixonado”: Paixão ditada pela razão

Cineasta francesa Sylvie Verheyde usa novela de Alfred de Musset para discutir desencanto da juventude com a política e refletir sobre o amor controlado pela razão

“O Que Traz Boas Novas”: Camadas submersas

A fragilidade das crianças, o papel da escola e o imigrante como catalisador são o centro deste filme do franco-canadense Philippe Falardeau

“Dentro de casa”: Armadilhas do cotidiano

Cineasta francês François Ozon usa a literatura para discutir paixão juvenil, voyeurismo e a relação de casais classe média

“Wajda”: Sem identidade

Cineasta saudita Haifaa Al-Mansour traça um perfil da condição feminina em seu país a partir das histórias de quatro mulheres de Riad

“Adeus, Minha Rainha”: Nem poder, nem brioches

As relações de Maria Antonieta com sua amante e a leitora oficial às vésperas da Revolução Francesa são o centro deste filme do cineasta francês Benoît Jacquot

1 23 24 25 26 27 56