A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cloves Geraldo

Jornalista e cineasta, dirigiu os documentários "TerraMãe", "O Mestre do Cidadão" e "Paulão, lider popular". Escreveu novelas infantis,  "Os Grilos" e "Também os Galos não Cantam".
Disparos: Prestes a explodir

Filme da cineasta brasileira Júlia Reis expõe as vísceras de um Brasil dividido entre a arrogância, a criminalidade e a violência cotidiana

O Som ao Redor: Heranças feudais

Filme do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho radiografa a metamorfose dos senhores de engenho e a gênese das milícias urbanas

Amor: Limites da vida

Cineasta austríaco Michael Haneke trata dos dilemas da terceira idade mostrando seus limites físicos e psicológicos

Lincoln: Distorção histórica

Steven Spielberg volta ao tema da escravatura nos EUA, em filme que deixa o movimento afrodescendente antiescravatura de fora

Django Livre: A hora do escravo

Em filme inspirado em spaghetti western, o cineasta italoestadunidense Quentin Tarantino põe escravo como herói e ridiculariza a Ku Klux Klan

Entre o Amor e a Paixão: Renovados triângulos

Variações das relações amorosas nos tempos atuais são tratadas com equilíbrio e criatividade pela cineasta e atriz canadense Sarah Polley

 “7 Dias em Havana”: Olhos de Cegos

Filme de cineastas de várias nacionalidades tenta captar as nuances e as contradições da capital cubana

“Um Verão Escaldante”: Ocaso do macho

O papel da mulher e do homem nas modernas relações amorosas é o centro deste filme do cineasta francês Philippe Garrel

“Sudoeste”: Mundo imóvel

A insistência dos moradores de um vilarejo à beira mar em não se conscientizar do passado é vista pelo diretor brasileiro Eduardo Nunes como uma maneira de apegar-se aos costumes

"Holly Motors”: Caos cotidiano

Cineasta francês, Leos Carax, mescla vários gêneros para projetar as fantasias e frustrações do homem do Terceiro Milênio

“Um Alguém Apaixonado”: Espelhos e aparências

O jogo do real e da imagem na sociedade japonesa é tratado com sensibilidade pelo iraniano Abbas Kiarostami em seu último filme

“Em Nome de Deus”: Uso indevido

A tênue linha entre a ação política e o uso indevido do Islamismo é mostrada neste polêmico filme do cineasta filipino Brillante Ma. Mendoza

1 25 26 27 28 29 56