Medo, fragmentação urbana e insegurança moldam a vida nas cidades, mas a esperança coletiva ainda pode resgatar o direito à cidade e à convivência solidária.
Incluir o saneamento como direito social na Constituição é passo decisivo para garantir dignidade, saúde e igualdade a milhões de brasileiros excluídos.
“Com a chegada das chuvas, a água empoçada e os alagamentos trazem doenças e outras mazelas para as pessoas e para o meio ambiente”
“Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la.” (George Santayana, filósofo espanhol)
“Voltam à agenda temas como Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Habitação de Interesse Social, Saneamento Ambiental, Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, entre outros”
A obra de engorda da Praia de Ponta Negra expõe erros graves, impactos ambientais e exclusão social.
A injustiça ambiental é seletiva. É, na verdade, socioambiental. Contrária à função social da propriedade urbana, ela é a prova da negação do direito à cidade para a maioria das pessoas
As cidades brasileiras enfrentam retrocessos, crises climáticas e aquecimento recorde, exigindo políticas urbanas ajustadas para reduzir emissões e lidar com eventos extremos.
“Novembro foi o 16º mês, em um período de 17 meses, em que a temperatura média global da superfície do ar superou 1,5°C de diferença em relação aos níveis pré-industriais”
“A cidade contemporânea é o local onde afloram problemas de toda a natureza e proporção, muitos dos quais criados e não resolvidos pelo espaço global”
“Incorporar a variável climática na política urbana brasileira é essencial para tornar nossas cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”
“Quando o homem perder a esperança, pode apagar o arco-íris.” (Mário Lago)