A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Paulo Nogueira Batista Jr.

Economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países. É autor do livro "O Brasil não cabe no quintal de ninguém", lançado pela editora LeYa. E-mail: [email protected] Twitter: @paulonbjr Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br
Governo nas cordas

O presidente da República é visto por um número crescente de brasileiros, e com razão, como o principal responsável pela tragédia.

O retorno de Lula

A anulação das condenações do ex-presidente e o discurso no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, causaram uma reviravolta no cenário político do país

A emergência é social, não fiscal

“A ironia é que a PEC dita ‘emergencial’ só tem uma medida que é de fato urgente: a retomada do auxílio interrompido em janeiro.”

A reforma cambial: liberalização, conversibilidade e dolarização

“Desde os anos 1990, nos governos Collor e FHC, foram adotadas diversas medidas de abertura prematura da conta de capitais do balanço de pagamentos do Brasil, aumentando a vulnerabilidade externa da economia e contribuindo para sucessivas crises cambiais. Tudo indica que a intenção é completar esse serviço.”

A elite do atraso e suas mazelas

“A elite do atraso só é democrática no discurso. A sua prática é autoritária e, quando necessário, golpista.”

Nossos dramas atuais – economia travada, crise sanitária, impeachment

Mesmo com todos os crimes de responsabilidade, Bolsonaro mantém uma base de apoio considerável. A recuperação econômica e a vacinação contra Covid-19 serão determinantes para o impeachment.

Em defesa da língua nacional

.

Conquista e Reconquista

“O que nos cabe, em suma, na atual quadra histórica? Nada mais nada menos do que empreender uma Reconquista, que haverá de ser espiritual, econômica, política.”

A turma da bufunfa e a porta giratória no Banco Central

A transição de executivos entre instituições financeiras privadas e o comando do Banco Central.

Autonomia do Banco Central – um quarto poder?

Tudo o que você sempre quis saber sobre a autonomia do BC, mas nunca teve coragem de perguntar.

Brasileiro não pode ser premiado

“Para ser realmente uma grande nação, falta-nos, entretanto, o sentimento subjetivo da grandeza.”

Foi-se o original

Donald Trump perdeu as eleições, mas não sai completamente derrotado. O movimento que o levou ao poder começou antes de sua candidatura e permanece como uma ameaça

1 2 3