A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Pedro de Oliveira

Jornalista e assessor da presidência do PCdoB
Os 45 anos do fim da Guerra de Libertação do Vietnã

A guerra de resistência contra a agressão americana pode ainda se prolongar. Nossos compatriotas poderiam ter que consentir em novos sacrifícios em bens e vidas humanas. Ainda que assim seja, devemos estar determinados e combater o agressor americano até a vitória total.

Vietnã-Brasil, 30 anos de amizade e cooperação

Um olhar retrospectivo e prospectivo sobre as últimas 3 décadas

Estratégia da RPD da Coreia para romper o bloqueio americano

Na última quinta-feira (25) o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, recebeu o líder da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong Un, na Ilha de Russki, diante do Porto de Vladivostok, dizendo que “precisamos restaurar o poder do direito internacional, voltar ao modelo no qual o direito, e não a lei do mais forte, determine a situação do mundo”.  

Política Externa, Defesa e Inteligência em debate

A Câmara dos Deputados realizou, na última quarta-feira (21), o Seminário "Política Externa, Defesa e Inteligência na projeção Internacional do Brasil" com a participação de parlamentares, diplomatas, militares e estudiosos dos temas em discussão. 

O Mais Médicos e a solidariedade como política de Estado em Cuba

Diante das ameaças e desqualificações perpetradas pelo presidente eleito do Brasil, Jari Bolsonaro, o Governo da República de Cuba foi obrigado a suspender a participação de médicos cubanos no Programa Mais Médicos. Este programa foi assinado entre Cuba e o Brasil sob o patrocínio da Organização Pan-Americana de Saúde, que faz parte do Sistema das Nações Unidas, instituído no final da década de 40 do século passado, logo em seguida à fundação da ONU.

Contradições entre as grandes potências

Na sexta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que seu país sairá do Acordo sobre Armas Nucleares de alcance Intermediário, assinado em 1987 entre o então presidente dos EUA Ronald Reagan, e o ex-presidente da URSS, Mikhail Gorbatchev.

Aspectos da nova diplomacia da China

"Os chineses se propõem como protagonistas da construção de uma “comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, com mais países, mais regiões e organizações participando de um mundo melhor, com novos níveis de desenvolvimento político e econômico e social neste início do século XXI".

Marilena Chauí e o neoliberalismo

 A professora Emérita da USP e filosofa Marilena Chauí — ex secretária municipal de Cultura de São Paulo durante a gestão Luiza Erundina (1989-1992) — participou no último dia 14 de setembro de um seminário internacional patrocinado pela Fundação Perseu Abramo onde se debateu as "Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar".

Trump, a instabilidade e o recuo do globalismo no mundo

Conforme Donald Trump vai colocando em prática suas ideias, é possível ter um quadro mais nítido de seu governo, e as relações que estabelece com os trabalhadores norte-americanos, assim como com governos e organismos multilaterais mundo afora.

Relembrando os fatos da Revolução de Agosto no Vietnã, em 1945

A vitória da Revolução de Agosto e o nascimento da República Democrática do Vietnã em 2 de setembro de 1945 – e que atualmente é reconhecida como a República Socialista do Vietnã — tornou-se um momento de viragem em sua história nacional.

1 2 3