Desde o início do mês, os principais monumentos de Salvador receberam iluminação na cor rosa. A cidade participa do Outubro Rosa, campanha internacional pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, doença que mata 11 mil mulheres todos os anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O governo do estado também entrou na campanha com o Programa Saúde em Movimento – rastreamento do câncer de mama, que deve percorrer diversas cidades do estado.
Criado para debater e discutir o combate ao câncer de mama em vários países do mundo, a Câmara Municipal de Fortaleza lança em sua sede nesta quinta-feira, 13 de outubro, às 17h, o marco de iluminação do “Outubro Rosa”. O ato simboliza o evento que surgiu no final do século XX, em 1990, em Nova York, EUA, com a distribuição de laços cor-de-rosa esclarecendo e alertando a população, empresas e organizações sobre a luta contra o câncer de mama e estimulando a participação destes grupos.
O medo do diagnóstico de câncer de mama é um dos fatores que afastam muitas mulheres dos exames de mamografias. Muitas não comparecem às unidades de saúde para realização do exame.
A vereadora Lucia Antony (PCdoB) abordou, na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (05/10), a importância da Campanha Outubro Rosa, que acontece este mês em todo o mundo para chamar a atenção para a necessidade das mulheres fazerem o diagnóstico precoce do câncer. Ela defendeu melhorias na realização dos exames preventivos de câncer na rede pública de saúde na cidade de Manaus.