O Outubro Rosa, campanha internacional de luta contra o câncer de mama e de colo de útero foi aberta na quinta-feira (03/10), na Bahia, com um evento na Praça Tomé de Souza, Centro de Salvador, e com uma partida de futebol feminino na Arena Fonte Nova, que marcou o início da iluminação rosa que o estádio exibirá durante este mês. No dia 10, às 9h, acontece sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador sobre o tema.
No uso da palavra no pequeno expediente da última quarta-feira, 2 de outubro, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou as ações que a Prefeitura de Fortaleza realizará durante este mês em comemoração ao Outubro Rosa, evento realizado anualmente em todo o mundo dedicado à conscientização do câncer de mama e sua prevenção.
Em discurso nesta terça-feira (1º), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é procuradora da Mulher no Senado, saudou o início da campanha Outubro Rosa em diversas cidades do planeta. Na Câmara, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina, ressaltou a importância da divulgação de ações desse tipo, porque a detecção precoce aumenta em muito as chances de cura.
O acesso de mulheres entre 50 e 69 anos ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 37% entre 2010 e 2012. Este público é considerado prioritário pelo Ministério da Saúde, pois depois dos 35, a incidência do câncer de mama aumenta progressivamente.
O senador Inácio Arruda registrou a realização de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Ceará, destinada a discutir a Medida Provisória 623/2013, que trata do alívio imediato às dívidas dos pequenos agricultores. O pronunciamento do parlamentar, realizado na última terça-feira (01/10), foi voltado para que a MP seja aprovada o mais rápido possível.
O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou nesta terça-feira, 1º de outubro, na Tribuna da Câmara, sobre o Movimento Outubro Rosa, iniciado há 23 anos. Ele usou uma gravata de cor rosa a fim de chamar atenção para importância da campanha que tem como proposta alertar a sociedade para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Nesta terça-feira (1°), o Congresso Nacional deu início à sua participação no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, durante solenidade realizada na sala de audiências da Presidência do Senado. Às 18 horas, foi feita a iluminação rosa no prédio do Congresso Nacional, com a presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Esporte, Aldo Rebelo.
A Prefeitura Municipal de Fortaleza entra na campanha de conscientização Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para isso, a Coordenadoria Especial de Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), preparou uma iluminação diferenciada para os principais monumentos, praças e prédios públicos da Capital.
No domingo (21/10), as mulheres saem pelo Dique do Tororó, Centro de Salvador, na caminhada da vitória. A concentração está prevista para as 8h. A atividade é mais uma do calendário do Outubro Rosa, no intuito de conscientizar a população sobre o câncer de mama. Apesar de outubro ter sido o mês escolhido, a campanha, iniciada na Califórnia em 1997, estende-se por todo o ano.
O Movimento Outubro Rosa Ceará 2012 reúne nesta terça-feira, 9, gestores municipais para entrega de certificados e para o fortalecimento da luta e ações contra o câncer de mama. O encontro ocorrerá das 9 às 12 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380.