Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o projeto que prevê o início do tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do diagnóstico da doença. A decisão, que segue para votação no Senado, foi comemorada pela coordenadora da Bancada Feminina da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) que, em discurso antes das votação da matéria, tinha pedido sua aprovação.
O Outubro Rosa colore prédios e monumentos de Brasília e do país inteiro. A iniciativa acontece durante todo o mês de outubro com o objetivo de alertar as mulheres sobre o câncer de mama. Assista ao vídeos abaixo e entre nesta corrente você também.
Durante todo o mês de outubro, prédios públicos e monumentos de Brasília exibirão uma iluminação especial. É o Outubro Rosa, campanha que pretende chamar a atenção para a descoberta precoce do câncer de mama. A iniciativa foi lançada nessa quarta-feira (1).
Em Brasília, a partir desta quarta-feira (1º), os monumentos históricos receberão iluminação rosa no lançamento da Campanha Mundial Outubro Rosa, de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, realizado em vários países, se iniciou nos Estados Unidos na década de 1990 e chegou ao Brasil em 2008.
No mês em que se comemora o Outubro Rosa, os deputados do PCdoB João Ananias (CE) e Daniel Almeida (BA) vão priorizar a saúde da mulher na Câmara dos Deputados. A expectativa é de que a garantia de dispensa do trabalho para o tratamento do câncer de mama seja votada durante a campanha de prevenção à doença.
Um dos principais resultados do Movimento Outubro Rosa é o despertar. Na manhã do próximo domingo, dia 3 de novembro, parte da orla marítima de Fortaleza será tomada pela cor rosa. São as mulheres e apoiadores da luta contra o câncer de mama que sairão em caminhada vestidos com a camisa do Movimento Outubro Rosa e ainda carregando no peito o laço rosa, símbolo mundial da luta contra a doença.
Milhares de pessoas participaram neste domingo (27/10), em Salvador, de uma grande ação pelo combate ao câncer de mama. O evento, organizado pelo Naspec – Núcleo de Assistência à pessoa com câncer, contou com o apoio da CTB Bahia e levou uma multidão ao Dique do Tororó para a caminhada do Outubro Rosa.
A "Corrida da Mulher" foi lançada, nesta quinta-feira (17), pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com a participação de mulheres que foram vítimas do câncer de mama e conseguiram combater a doença. O evento integra a programação do "Outubro Rosa", mobilização mundial de sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, segunda principal causa de mortes de mulheres no planeta.
A homenagem foi conferida pelo Movimento Outubro Rosa no Ceará. Este ano, o lema da campanha é “Políticas Públicas e Leis – Conquistar e Fazer Valer”.
O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o segundo tipo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele, e o quarto que mais mata. Em apoio ao movimento mundial, conhecido como Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Salvador promoveu uma sessão especial nesta sexta-feira (11), no Plenário Cosme de Farias. A atividade foi presidida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
Inserida na campanha nacional da luta contra o câncer de mama, chamada Outubro Rosa, a Câmara de Salvador leva o tema para discussão no plenário, durante sessão especial. O debate, iniciativa é da vereadora Aladilce Souza, é na manhã desta sexta-feira (11/10), a partir das 9h.
Por *Antônio de Pádua