Lideranças indígenas e vereadores filiam-se ao PCdoB

Em comemoração aos seus 85 anos o PCdoB ganhou de presente 34 filiados pertencentes a lideranças indígenas de nove etnias, 12 vereadores e dois secretários municipais, ambos do interior do Estado. O anúncio foi feito na abertura da I Conferência Estadual

“O Partido por ter sido escolhido por uma parcela significativa, é uma honra que nos condiciona como uma força política confiável”, ressalta o presidente do PCdoB-AM, Antonio Levino.


 


O destaque foi a filiação do ator Fidelis Baniwa, que viveu o índio Joe Caripuna na minissérie da Rede Globo Mad Maria, em 2005. Fidelis não pensava em entrar para a política, mas já simpatizava com a legenda quando ingressou na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


 


A etnia Baniwa composta por uma população de 5 mil indígenas, está presente nas regiões dos rios Negro, Içana e na Venezuela. Para Fidelis, antigamente, o impasse dos índios era a demarcação de terras que tomou lugar pela descoberta de potencialidades. Dentre as necessidades de hoje, ele cita a criação de peixes e de animais da região para exportação da carne, além de trabalhar com escolas diferenciadas indígenas como alternativa para a população indígena.


 


Com a filiação e consolidação enquanto militância, os indígenas querem estender sua atuação no interior e lançar candidatos na eleição municipal para vereadores e prefeitos. “Não temos parlamentares indígenas para trabalhar a questão histórica dos povos nesse cenário. Eu não vejo outro caminho”, disse Fidelis que pleiteia candidatura para prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, sua cidade natal, em 2008. Fidelis atualmente concentra suas atividades na conclusão do curso de História na Ufam.


 


A proposta faz parte do crescimento da base comunista no interior para a formação de um partido de quadros que não visa apenas a estabilidade. “Trabalhamos na campanha de crescimento qualitativo que visa integrar ativistas políticos e personalidade com histórico. Não queremos apenas um crescimento aleatório”, diz Antônio Levino.


 


Darcy Marubo, filiado ao PCdoB há dez anos esteve a frente do mandato de vereador em Atalaia do Norte entre os anos de 2000-2004. Trabalha no departamento etno-ambiental da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), disse que o Partido Comunista é único que reafirma o interesse dos povos indígenas. Para ele, a maior dificuldade dos indígenas é fazer com que as políticas públicas cheguem às comunidades e produza o desenvolvimento sustentável nas aldeias.


 


O PCdoB-AM possui em torno de 10 mil filiados com a proposta de incorporar mais 3 mil em 2007, segundo informações da Secretaria de Organização Estadual. No cenário político atual, o PCdoB é considerado um partido pequeno em plena expansão, mas com expressiva influência popular, afirma Antonio Levino.


 


Números


 


21 indígenas de 9 etnias: 
Apurina, Bakairi, Baniwa, Marubo, Mundurucu, Mura, Sateré, Ticuna, Tukano



Vereadores:


1. Aldeiza Bezerra de Amorim – Canutama
2. Antônio Vicente Dias Gomes – Borba
3. Edinor Pacheco – Iranduba
4. Eraldo CB – Maués
5. Jorge Banes – Fonte Boa
6. Mano Chico – Carauari
7. Neto – Itacoatiara
8. Otílio Tadeu Linhares – Borba
9. Raimundo Saraiva – Ipixuna
10. Ruberney de Castro Alves – Atalaia do Norte
11. Oziel Carmelino Bibiano – São Paulo de Olivença



Secretários municipais: 
Secretário de Meio Ambiente – Canutama
Secretário de Esporte – Manaquiri