Gutemberg: A Mídia Mossoroense – Pacto de Mediocridade

Leia artigo de Gutemberg Dias, Dirigente municipal do PCdoB de Mossoró, sobre a mídia potiguar.



Já faz algum tempo que a política brasileira circula pelas páginas policiais. A corrupção atinge todos os níveis de governo e todas as represent

Faz aproximadamente duas semanas que a mídia norte riograndense apresenta matérias sobre a quadrilha que está instalada na Câmara Municipal de Natal, principalmente sobre o papel decisivo desse grupo na derrubada dos vetos auferidos pelo prefeito Carlos Eduardo com relação a alguns artigos do novo plano-diretor da capital potiguar, que sem dúvida foram necessários, haja vista que não eram de interesses da coletividade.



Caros leitores, vocês devem estar se perguntando o que tem a ver esse preâmbulo com o título desse artigo. Ora, a exemplo dos acontecimentos nacionais e principalmente de Natal, visto a semelhança de fatos, nossa Câmara Municipal também mergulhou numa crise parecida e, segundo, algumas informações que chegam ao povo, mantém parceria com a da capital potiguar no quesito troca de assessores. É nesse contexto que entra em cena a mídia mossoroense não informando a população local a respeito dos fatos que estão ocorrendo no legislativo municipal.



Mossoró atualmente dispõe de seis veículos de comunicação de maior abrangência, sendo dois televisivos e quatro de mídia escrita. Se analisarmos as matérias publicadas a despeito do tema: Corrupção na Câmara Municipal de Mossoró; só iremos encontrar cobertura no jornal O Mossoroense (mídia escrita) e na TV União. Saliento que a INTERTV CABUGI, também, vem noticiando esses fatos, mais ai não vale, pois não é mossoroense!!! Vale ressaltar que alguns colunistas citam o caso, mas muito superficialmente, a exceção de profissionais sérios e comprometidos com a informação como o jornalista Emery Costa.



Diante da falta de informação a respeito de um assunto tão grave e de interesse direto da população, devemos nos perguntar se realmente a impressa é autônoma em suas ações ou faz parte do pacote, servindo como veículo de propaganda desses grupos de assaltantes do erário público, pactuando com a mediocridade e a impunidade que anda solta em nosso país. Eu, enquanto brasileiro que não desiste nunca, irei continuar acreditando que um dia essa mídia fascista se dobrará ao povo e servirá a sua formação e não servirá para desinformar e sim informar.



No caso de Mossoró tenho a certeza que a falta de informação nos meios de comunicação tem tudo a ver com o cenário político instalado pelo Palácio da Resistência e as manobras que o grupo oligárquico local vem fazendo com vistas às eleições de 2008. Outro fato que corrobora é que dentre os 13 vereadores, apenas um (Cícera Nogueira), não faz parte da base governista e que, segundo ela, vem sofrendo discriminação no seio de sua classe. Vale lembrar que a denúncia de peculato contras a Câmara Municipal é de autoria da vereadora Cícera Nogueira.



Com base no exposto, expresso minha indignação e de tantos outros cidadãos a respeito da falta de compromisso com a verdade e a informação de parte da mídia mossoroense. Tenho a convicção que devemos cobrar da mídia coberturas isentas sobre fatos jornalístico de interesse público, haja vista que  parte dos meios de comunicação são concessões públicas e se são públicas são patrimônio do povo brasileiro.


 


Gutemberg Dias é Dirigente municipal do PCdoB de Mossoró