PCdoB-RN realiza encontro cultural e recepciona novos militantes

Militantes partidários que atuam na frente cultural organizaram um encontro com Célio Turino, comunista que integra o Ministério da Cultura, na Coordenação de Projetos Especiais, na última quinta-feira, dia 26 de julho, na sede do partido para tratar da i

Todos que estiveram presentes foram contagiados pela leveza do palestrante ao falar sobre a cultura como expressão natural do saber e do fazer de um povo, da forma de produzir socialmente a vida. Turino falou da ação do Ministério da Cultura no resgate e valorização da identidade cultural do povo brasileiro, do desenvolvimento social na vigência do atual governo, da produção de novas consciências pela ação cultural.



Glênio Sá e Alírio Guerra são homenageados



A reunião com Célio Turino ainda se transformou numa festa cultural em homenagem a Glênio Sá e Alírio Guerra que nesta data completaram 17 anos de saudades. O camarada Vital Nogueira homenageou-os com sua poesia resgatando a importância dos dois dirigentes, falecidos em 26 de julho de 1990, e destacou o legado destes camaradas: o espírito militante, o compromisso, a determinação e a dedicação cotidiana em construir o Partido do Socialismo, o PCdoB.



PCdoB saúda filiações importantes



No mesmo tom da palestra, Turino, de forma simbólica, abonou as fichas de filiação dos novos militantes do partido em Natal: Teotônio Roque, Andréa Gurgel e Cida Campelo, nomes reconhecidos pelo compromisso com a cultura e militância nesta área, cuja atuação vai além das fronteiras do Brasil. Foram também anunciadas as filiações de novos camaradas ao PCdoB de Macaíba, Município da Região Metropolitana de Natal, representado no ato por seu presidente, o camarada Artur Mesquita.



Os novos camaradas receberam saudações calorosas de Guttenberg Martins, Antônio Capistrano, George Câmara e Divanilton Pereira; além da lição de sabedoria e generosidade de Mery Medeiros que saudou e cumprimentou cada um dos novos filiados. Outro momento importante foi o discurso emocionado de Teotônio Roque sobre seu ingresso no partido.



Música e poesia fizeram parte do encontro



Na continuidade do evento, os presentes foram envolvidos pela poesia popular de Dete Costa, de Emanoel Iohanam e de Geralda Efigênia. O poeta e músico Acaci cantarolou seus versos e Fernando Towar cantou a música “praieira”, verdadeiro símbolo da cidade.



Ao final, a presidente do Comitê Municipal do Natal, Fátima Viana, a Fafá, em nome da direção partidária, saudou emocionada os novos militantes, destacando o significado deste ato de filiação para a cultura e para a construção do Socialismo. Ela ainda ressaltou que a filiação desses camaradas, lutadores do povo, guarda estreita sintonia com a luta dos dirigentes Alírio e Glênio, exemplos de militantes das causas do povo brasileiro.



Com esse encontro cultural, o PCdoB se elevou, ficou mais vermelho e iluminado com  a incorporação dos novos camaradas e a organização da nossa frente de cultura.


 


De Natal (RN), Arthur Varela