Deputados comunistas homenageiam Che Guevara

A bancada comunista na Assembléia Legislativa da Bahia, composta pelos deputados Javier Alfaya, Edson Pimenta e Álvaro Gomes, encaminhou à Mesa Diretora da Casa, na última semana, uma moção em reverência à memória de Ernesto Che Guevara.  A homenagem

O texto do documento resgata um pouco da história da América Latina, principalmente o período de combate às colonizações estrangeiras, para ressaltar o papel de Che na luta para a libertação dos povos sul americanos. Segundo o texto, o revolucionário morreu em favor dos ideais de justiça, dignidade, progresso e irmandade entre os povos, e a ação de grupos conservadores e regimes subordinados às ordens de países desenvolvidos ou de grupos capitalista faz com que esses ideais persistam.


 


Che como representação dos ideais socialistas


 


Segundo Álvaro Gomes, os três deputados buscaram, através do documento, fortalecer os ideais socialistas muito bem representados pela figura de Che. O parlamentar lembra que, durante a semana do aniversário de morte, além da moção, ele e seus colegas de bancada realizaram diversos discursos em homenagem a um dos principais líderes da Revolução Cubana. “Nossa intenção é fortalecer o que Che Guevara representa para o socialismo e para luta pela construção de uma sociedade mais justa”, afirma Gomes.


 


Ataque


 


A homenagem vem em momento propício além da cronologia, já que, recentemente, a memória de Che foi atacada por uma matéria publicada na revista Veja. “Nós repudiamos a matéria, foi uma tentativa baixa de desqualificar não só a figura de Guevara, mas os idéias socialista”, ressalta Gomes. Para ele, o texto atende aos interesses do grande capital ao atacar um dos ícones de um pensamento contrário à filosofia capitalista. “Foi uma matéria superficial, cheia de distorções, com intenções claras”, afirmou.



De Salvador,
Rodrigo Rangel Jr.