Colômbia: em meio à crise, popularidade de Uribe cresce
A popularidade do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, chegou a 84%, maior índice de seu mandato desde que assumiu o poder, há seis anos. O recorde é registrado em meio à crise diplomática na semana passada com o Equador e a Venezuela. A pesquisa foi div
Publicado 13/03/2008 11:18
Segundo o levantamento, elaborado pelo instituto Gallup Colômbia, o apoio a Uribe subiu três pontos em relação à enquete anterior, de janeiro. Enquanto isso, 90% dos entrevistados disseram ter uma imagem desfavorável do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, contra 76% da última pesquisa.
A enquete foi elaborada entre os dias 4 e 6 de março, justamente durante a discussão sobre a operação do Exército colombiano no território equatoriano que provocou a morte do líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Raúl Reyes. Foram ouvidas mil pessoas residentes em Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla, e tem uma margem de erro de 3%.
Os colombianos aprovam ainda a política adotada pelo governo contra a guerrilha. Cerca de 82% disseram que respaldam as ações da administração de Uribe, 15 pontos a mais do que o índice registrado em janeiro.
A pesquisa mostrou ainda que Ingrid Betancourt, a ex-candidata franco-colombiana em poder das Farc há 6 anos, é mais popular do que todos os personagens públicos e os aspirantes presidenciais.
Da redação, com agências