Sem categoria

Fórum de esquerda em Boston analisa campanha de Obama

Uma platéia multinacional encheu o auditório do Cultural Cafe, em Boston,  no dia 1.º de março, atendendo ao chamado do Fórum Mensal da História dos Negros, realizado pelo Partido Mundial dos Trabalhadores (WWP). A multidão foi calorosamente receb

O encontro foi organizado também por Robert Traynham, motorista de ônibus escolar de Boston e Dorothea Peacock, da Rede de Resistência Feminina.



As palestras foram proferidas por Abayomi Azikiwe, fundador da Coalizão Emergencial Contra a Guerra e a Injustiça de Michigan, sobre a atual fase da globalização capitalista e a crescente resistência contra demissões e desemprego, por Larry Holmes, membro do secretariado do WWP e ex-candidato à presidência dos EUA, que falou sobre o significado da campanha de Barack Obama, por Miya Campbel, da Fight Imperialism, Stand Together (FIST), sobre o impacto da guerra nas mulheres dos Estados Unidos e do mundo. O artista Natural Bliss encerrou o encontro com uma performance hip-hop.



O discurso de Azikiwe incluiu também uma profunda análise histórica sobre a luta de libertação dos negros, focando na experiência particular das mulheres na resistência contra a escravidão e a repressão racista.



Holmes analisou o fenômeno Obama em relação à profunda crise econômica que atravessa o país. Ele conclamou os ativistas a lutarem para estabelecer um polo independente de resistência contra a intenção dos patrões em jogar nas costas da classe operária os custos da crise econômica.



Holmes também conclamou os ativistas a estarem atentos para defender a campanha de Obama contra os ataques racistas e os conchavos que pretendam privar os negros do direito democrático de fazer valer sua representação.



Por fim, o ativista Josué Renaud leu uma mensagem de apoio da organização New England Human Rights for Haiti, rememorando o quarto aniversário da ocupação, em 29 de março.