Rússia e China criticam EUA sobre direitos humanos
Rússia e China reagem à divulgação do mais recente relatório americano de ingerência nos assuntos internos de diversas nações, qualificado de relatório sobre direitos humanos, afirmando que o país tem utilizado a política de “dois pesos e duas medidas”.
Publicado 13/03/2008 11:32
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou nesta quarta-feira (12) o relatório anual sobre direitos humanos do Departamento americano de Estado – que censura Moscou – e denunciou a política dos Estados Unidos de “dois pesos e duas medidas”.
A China disse que os Estados Unidos não têm moral para se apresentar como 'defensor dos direitos humanos' e distorcem a verdade em sua recente avaliação de que Pequim “controla” a vida política e religiosa do país.
“Esse informe é uma nova demonstração da política de 'dois pesos e duas medidas' dos Estados Unidos em matéria de direitos humanos”, afirma o ministério russo em um longo comunicado em que ironiza o “tom de instrução” de Washington.
Um novo relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre a situação global dos direitos humanos, divulgado nesta semana, não inclui a China entre os maiores violadores mundiais de direitos, mas reza que o comportamento do regime chinês continua “ruim”.