Poder Legislativo homenageia o centenário da ABI

A Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira (07/04) sessão solene em comemoração ao centenário de fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A solenidade foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Gony Arruda (PSDB), que justificou a ausência do presidente Domingos Filho (PMDB), autor da proposição, que está em Brasília representando o Legislativo em agenda oficial.


 


Gony Arruda afirmou que o 07 de abril passou a ser o Dia do Jornalista, em homenagem ao jornalista Líbero Badaró, ícone da imprensa brasileira que pagou com a vida pelo exercício da livre manifestação.


 


A representante da ABI, jornalista Adísia Sá, agradeceu a homenagem. Ela contou um pouco da história da Associação, destacando a atuação dos profissionais do jornal Gazeta do Rio, que iniciaram a luta por melhoria salarial. Adísia também ressaltou a atuação dos gráficos, como entidade de classe. “Eles foram os primeiros a se agruparem para questionar as condições de trabalho e de salários”, frisou. Adísia lembrou o nome de Gustavo de Lacerda, fundador da ABI, em abril de 1908. A jornalista pediu o apoio da classe na luta pela aprovação do projeto que tramita na Câmara Federal, em defesa da criação do Conselho Federal dos Jornalistas.


 


A presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), jornalista Ivonete Maia, referiu-se à imprensa como o fundamento da democracia e parabenizou a ABI, afirmando o desejo de que ela permaneça fiel às causas jornalísticas e aos jornalistas.


 


A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, jornalista Débora Lima, parabenizou a categoria, enfatizando a importância do compromisso com a ética. Ela disse que há sete meses os jornalistas cearenses estão na luta pela melhoria salarial. Débora enfatizou também a questão do “engessamento” das redações, ou seja, da falta de liberdade de expressão dos jornalistas que atuam nos órgãos de comunicação, fato, segundo ela, comum ainda hoje.


 


O presidente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa, jornalista Messias Pontes, defendeu a necessidade de uma nova Lei de Imprensa e conclamou a classe jornalística e a sociedade a reivindicar a aprovação dessa nova legislação pela Câmara dos Deputados.


 


Já o deputado e também radialista Edson Silva (DEM) chamou atenção para o papel da imprensa que, para ele, chega a ser mais importante que o próprio papel do legislador, já que a sua função é informar a sociedade. O líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), parabenizou os jornalistas e pontuou a importância da imprensa no dia-a-dia da população. Nelson também defendeu a criação do Conselho Federal da categoria. O deputado Artur Bruno (PT) também parabenizou os jornalistas e ressaltou que a imprensa no Brasil começou de forma precária e cerceada, dado o controle que os governantes sempre exerceram sobre ela, realidade distinta da atualidade, onde há maior liberdade de expressão.


 


Participaram ainda da solenidade o representante da 10ª Região Militar, coronel Sérgio de Assis Pedrosa; a defensora pública geral do Estado, Francilene Gomes; o diretor da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), João Dummar Neto; o presidente da Associação Cearense de Jornalistas do Interior, jornalista Horácio Matoso além de jornalistas e estudantes de comunicação.


 


 


Fonte: Assembléia Legislativa