Sem categoria

Lula na África: Embrapa vai transferir tecnologia do álcool

Três dos quatro acordos de cooperação que serão assinados durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Gana envolvem transferência de tecnologia pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na África (Embrapa África), cuja sede será inau

As parcerias dos acordos que serão assinados amanhã referem-se à produção de biocombustíveis, cultivo de mandioca e manejo florestal. Diversos projetos já estão em andamento no continente, atendendo a demandas de diferentes países africanos. O projeto relativo aos biocombustíveis, que envolve o cultivo de cana-de-açúcar, principalmente para produção de etanol, é da brasileira Constran em associação com uma empresa africana.



O presidente da Embrapa, Silvio Crestana, assina amanhã memorando de entendimento com a Constran para a execução do projeto, que terá duração de cinco anos e prevê a produção de 180 milhões de litros de álcool por ano, em 30 mil hectares de plantio de cana-de-açúcar na região norte de Gana.



Segundo Crestana, o projeto contribuirá para abertura de fronteiras para a iniciativa privada brasileira, em termos de negócios ou de contribuição social. “Ao transferir tecnologia, produtos e serviços, sempre haverá mercado para máquinas, equipamentos e investimentos” diz ele.



Em Gana, a Embrapa já atua na transferência de tecnologia para produção de mandioca. “Estamos selecionando algumas variedades e também ajudando no processamento comercial. Estão previstos mil hectares de mandioca, o que é bastante para um país relativamente pequeno”, afirma Elísio Contini, assessor internacional da Embrapa.



Fonte: Agência Estado