Sem categoria

Pesquisa: Obama tem 19 pontos de vantagem sobre Hillary

O pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama aumentou a margem sobre sua rival democrata, Hillary Clinton na corrida pela candidatura à Presidência dos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa publicada neste sábado, 54% dos eleitores democratas prefe


A pesquisa do instituto Princeton Survey Research Associates International foi realizada a pedido da revista norte-americana “Newsweek” e ouviu 1.209 pessoas.



Em março, o mesmo instituto realizou uma pesquisa que mostrou um empate estatístico entre os candidatos, com 45% dos eleitores a favor de Obama e 44% apoiando Hillary.


 


A pesquisa indicou também que a maioria (51%) dos eleitores considera Hillary desonesta e pouco confiável, contra 41% que não demonstrou tal visão negativa da senadora.



O cenário também não é promissor para Hillary quando se questiona qual candidato compartilha os valores dos eleitores. Dentre os entrevistados, 53% opinaram que Barack Obama compartilha de seus valores contra 47% que apontaram compartilhar as opiniões de Hillary e 45% do republicano John McCain.



Contudo, os dois democratas sofreram com as últimas rodadas de ataques de suas campanhas. Obama conquistou 57% de opiniões favoráveis, 4 pontos percentuais a menos em relação a março.



Já Hillary conseguiu 49% de boas opiniões, uma queda ainda maior em relação a março, 7 pontos percentuais.



O republicano McCain teve 52% dos eleitores indicando uma opinião favorável, uma queda de 3 pontos.



Cerca da metade dos eleitores democratas, 49%, diz acreditar que, se a luta pela nomeação prolongar-se até a convenção nacional democrata, em 25 de agosto, o partido deveria recorrer ao popular ex-vice-presidente Al Gore para enfrentar o candidato republicano.



Recentemente, Al Gore afirmou que não está interessado em concorrer novamente à Presidência. Em 2004, Al Gore perdeu para o atual presidente, George W. Bush, em uma eleição que atraiu muitas críticas e acusações de fraude.



A pesquisa Princeton Survey Research Associates International foi realizada entre 16 e 17 de abril.



Leia também: Obama avança na disputa pela vaga democrata