Serginho Groisman comparece a encontro da UEE-SP
A abertura do Conselho Estadual de Entidades da UEE-SP, nessa sexta, foi marcado por um rico debate entre estudantes. Além disso, quem esteve por lá foi o apresentador Serginho Groisman. Serginho fez intervenções bastante relevantes, ressaltando a importâ
Publicado 19/04/2008 16:33
Serginho também falou sobre cotas universitárias, defendeu o ensino público de qualidade e lembrou como foram seus primeiros dias de engajamento político na época da ditadura militar. Ao lado dele, alunos de todo o Estado de São Paulo puderam fazer questionamentos sobre o papel das entidades, além de esclarecerem ou opinarem sobre temas ligados à educação.
As atividades do Conselho continuam por todo o feriado. Neste sábado e domingo, elas acontecem na Unipalmares – Rua Padre Luís Alves de Siqueira, 640, Barra Funda – e reúnem organizações sociais, que discutem os desafios para o Brasil. No domingo, a educação entra em cena e eu estarei por lá falando um pouco sobre o ProUni. Na segunda, o encerramento será no TUCA, da PUC-SP. Clique aqui e veja a programação do CEE da UEE-SP
Protagonismo Juvenil
O Conselho Estadual de Estudantes surgiu como conseqüência da campanha de incentivo à construção dos Centros Acadêmicos.
O evento tem o objetivo de promover discussões de questões pontuais e relevantes para movimento estudantil e seu desenvolvimento. Além de trazer a proposta de renovar politicamente o cotidiano da entidade. Reune os representantes das entidades de base do Movimento Estudantil: os Centros Acadêmicos (CA`s), os Diretórios Acadêmicos (DA`s) e as atléticas de cursos, que participará pela primeira vez.
O tema principal da oitava edição do CEE será o Protagonismo Juvenil à sua época, que debaterá a efetiva participação juvenil no desenvolvimento da sociedade.
Estão na pauta dos debates também, assuntos como direitos humanos, preconceito e discriminação, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento e atuação das universidades públicas e privadas, homofobia, fontes alternativas de energia e meio ambiente, preservação da Amazônia, aborto, ensino à distância e plano de desenvolvimento educacional, entre outros.
Além de Serginho Groisman, foram convidadas para o encontro personalidades como o professor e geógrafo Aziz Ab`saber; a vereadora Soninha; Apolinário Rebelo, representante do Ministério dos Esportes e entidades como MST (Movimento dos Sem Terra); Conselho nacional de Moradias (CONAM); Organização Intervozes; Fórum nacional de reforma Urbana; Fórum Nacional de Democratização da Educação (FNDC); (Confederação Nacional dos Trabalhadores Agrícolas (CONTAG) e o Fórum Estadual GLBTT.
Para Augusto Chagas presidente da UEE-SP “o mais importante do Conselho é o diálogo estabelecido entre os CA’s e DA’s, pois é deles que surgem os movimentos estudantis dentro das universidades, são as massas críticas”.
“O objetivo do Conselho é alavancar e organizar a rede do movimento estudantil”, reforça Augusto.
Com informações do Blog do Petta e Estudantenet