Atuação da Juventude além do Movimento Estudantil

O II Encontro Nacional Partido e Juventude, realizado nos últimos dias 19, 20 e 21 de abril na Universidade Paulista, definiu mais ousadia para o PCdoB entre a Juventude, o Partido deve, a partir de agora abranger a sua atuação para além do movimento estu

No Piauí, a juventude do PCdoB já faz parte de segmentos importantes da sociedade, atualmente atua na Federação das Associações de Moradores do Piauí (Famepi), no movimento universitário, na presidência do Conselho Estadual de Juventude, nos conselhos de direito da criança e adolescente e conselho tutelar e frente do movimento de jovens mulheres e de cultura.



“O PCdoB além de permanecer forte na juventude deve aumentar sua participação em outras frentes, como frentes de cultura, movimento comunitário nas grandes periferias, no movimento de jovens mulheres, anti-racistas. Nós ainda vamos priorizar a elaboração das políticas públicas de juventude”, enfatizou Everton.



No encontro em São Paulo, o PCdoB pode discutir a atuação do Partido na juventude, as propostas para planejamento futuro e a avaliação das principais conquistas. Neste Encontro foi feita uma análise do cumprimento de metas discutidas em 1996, quando houve um relançamento da UJS, um amplo debate sobre Partido na Juventude, onde foi definido priorizar a criação de uma entidade de massas com caráter de juventude. “Nós avaliamos que este objetivo foi alcançado, nós conseguimos influenciar mais a juventude brasileira, a UJS hoje atua nos diversos segmentos da juventude”, comentou Everton.



Com a reunião de secretários de juventude, o PCdoB traçou estratégias de atuação para um planejamento a curto, médio e longo prazo. A atuação do Partido na Juventude foi repensada para o período até ano de 2022 “[…] percebendo que a juventude deve ter espaço mais aberto, muito aquém do que ela poderia ter […]”.



O atual momento político porque passa o País atualmente, foi entendido pelo PCdoB como espaço importante para que a juventude possa contribuir com o fortalecimento da democracia que se concretiza no Brasil. “A partir de agora é que o partido possa fortalecer a sua atuação ainda mais na juventude para liderar ter essa participação mais efetiva dentro do processo de mudança porque passa o País e o Piauí. Portanto o partido não pode restringir sua atuação na juventude piauiense somente no movimento estudantil, mas ampliar para outras frentes”, complementou Everton.



As prioridades no Piauí serão o fortalecimento da UJS; o aumento da atuação entre jovens trabalhadores, através do fortalecimento da CTB no Estado; o incentivo a estudos sobre a realidade da juventude piauiense com objetivo de conhecê-la melhor para poder propor alternativas de melhorias através das Políticas Públicas de Juventude.



 
De Teresina,
Daiane Rufino