28/04: Partidos lançam carta compromisso ''Por uma cidade melhor'' em SP
Na próxima segunda feira, dia 28, será lançada, na Câmara Municipal, a carta compromisso ''Por uma cidade melhor'', que pretende pautar os principais problemas estruturais de São Paulo no debate eleitoral e viabilizar uma alternativa política que se propo
Publicado 24/04/2008 17:24 | Editado 04/03/2020 17:19
A iniciativa nasceu de partidos que compõem o Bloco de Esquerda (PCdoB, PSB, PDT, PHS e PRB) e acabou alcançando apoio em outras legendas, como o PV, o PSC, o PSL e o PTN, todas críticas à polarização eleitoral entre os blocos liderados pelo PT e pelo PSDB nas últimas disputas na capital. ''Este ''cabo-de-guerra'' empobreceu o debate político e transformou as eleições em simples escolhas de nomes'', diz a carta.
Para Júlia Roland, presidente municipal do PCdoB, os problemas da cidade são essencialmente políticos e devem ser enfrentados com visão estratégica. ''As eleições precisam ser pautadas por propostas de médio e longo prazos, sem esquecer dos problemas que exigem soluções imediatas, para inserir São Paulo num projeto de desenvolvimento nacional'', diz a dirigente.
Outro aspecto levantado pela frente de partidos é a necessidade de reunir forças e investimentos de outras esfereas de poder para concretizar tais melhorias estruturais, o que exige que a cidade seja administrada por um quadro experiente e com bom trânsito em diversos setores políticos. ''Não bastam políticas locais, mas investimentos das esferas federal e estadual e que sejam condizentes com a importância que a metrópole representa para o desenvolvimento nacional e do estado'', afirma o texto.
Como perspectiva, os partidos discutem a reprodução do lançamento da carta compromisso em regiões da cidade e analisam buscar a unificação em torno de uma candidatura. Estarão presentes no ato parlamentares das legendas, como Aldo Rebelo (PCdoB), Paulinho da Força (PDT), Márcio França (PSB), lideranças partidárias, representantes de movimentos sociais e vereadores. Também podem comparecer o ministro do Esporte, Orlando Silva (PCDOB), e o deputado federal Ciro Gomes.
A Câmara Municipal de São Paulo fica no Viaduto Jacareí, 100 – Centro. O ato começa às 14h no Salão Nobre, 8º andar.
De São Paulo,
Fernando Borgonovi