SEMINÁRIO DA UNEGRO-ES DISCUTE PRECONCEITO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A UNEGRO-ES (União de Negros pela Igualdade) em parceria com o CMEI “Darcy Vargas”, da rede Municipal de ensino de Vitória, realizou nos dias 18 e 19 de abril DE 2008 o II Seminário de Consciência Negra- Regional Grande Vitória, com o tema “Cultu
Publicado 24/04/2008 10:20 | Editado 04/03/2020 16:43
O Seminário teve a participação de 180 pessoas, vale destacar que cerca de 70% da Plenária era de Mulheres, em sua maioria Professores e Estudantes Universitárias. O sucesso do evento só foi possível pelo empenho da Diretora do CMEI “Darcy Vargas” Maria da Penha Correa Frinhani, também coordenadora estadual da UNEGRO-ES, da Equipe de Colaboradores do CMEI “Darcy Vargas” e da Coordenação da UNEGRO-ES que se dedicou com afinco na realização deste seminário.
Após a execução do Hino Nacional na abertura, a Professora Marina Miranda ministrou a Palestra ‘Cultura e Identidade’, abordando a influência do Congo na Cultura Capixaba, em seguida houve o lançamento dos livros, “A Escotilha do Duende” e “ Metodologia Dialética da Escola Reprodutora para a Escola Transformadora” do escritor Heron Miranda. No encerramento dos trabalhos no 1º dia Job Menezes encantou a todos com sua música voltada para as raízes Africanas.
No segundo dia a abertura foi com o Hino Nacional da África, na voz de Pandora e Jesus nos atabaques, estes são membros da coordenação da UNEGRO-ES. Em seguida Julião Vieira da Coordenação Nacional da UNEGRO, desenvolveu o tema “A UNEGRO e os Direitos Humanos”, “A UNEGRO completa estes 20 anos de existência e ao longo neste tempo luta por um Projeto de Nação que deixe de ser bom apenas para alguns, mas que seja bom para todas as pessoas que formam o povo brasileiro”, diz Julião Vieira.
A Palestra “Desafiando Preconceito dentro da Educação Infantil” ministrada pela Professora Luciene Carla Francelino, foi de fundamental importância, pois, a ideologia do branqueamento se efetiva no momento em que o negro internalizando uma imagem negativa de si próprio e uma imagem positiva do branco, tende a se rejeitar, a não se estimar e procurar aproximar-se em tudo do indivíduo estereotipado positivamente e de seus valores, tidos como bons e perfeitos. Negando quase sempre seu semelhante étnico-racial, introjetando e reproduzindo os estereótipos e preconceitos que a sociedade racista lhe impõe.
O almoço servido no evento há que ser destacado, Xinxim de Galinha, Bobó de Camarão, Feijoada, como pratos principais, mostram como a Culinária Africana se faz presente no nosso cotidiano. Há que se registrar também a exposição de quadros dos Orixás do artista Sagaz. Falando em Orixás couve a Welington Barros, com a participação de Marionaldo Santos, Penha e Pandora, desenvolver o tema: Religiões de matriz africana – Intolerância Religiosa. As práticas Mágio-Religiosas, por meio das quais o homem entra em contato com Entidades Sobrenaturais, Espirituais, Deuses e Ancestrais, era um aspecto central na vida de todos Africanos e Afrodescendentes”. Para Welington é preciso resgatar a Medicina Popular dos negros, os saberes esquecidos, reencontrar a essência científica dos nossos chás, tinturas, garrafadas, benzimentos e rezas. É preciso, realizar investigações objetivando resgatar os saberes da ancestralidade Africana na arte. Com o preconceito em relação aos cultos de matriz africana, pois estes são profundamente humanistas, onde a caridade e a harmonia com a natureza são aspectos centrais.
O tema “Racismo, Preconceito e Discriminação: Mecanismos de Proteção”, foi desenvolvido pelo Professor e Advogado José Paineiras, através de relatos de sua atuação como advogado, mostrou a importância de denunciar e acionar a justiça, quem efetua qualquer ato de discriminação, pois, para este, é o prejuízo financeiro que faz com que o infrator se sinta intimidado a não repetir o ato. Os trabalhos foram encerrados com a apresentação das “Mulheres de Atitude” grupo de Rap, que vem desempenhando importante papel na conscientização por jovens negros.
COORDENÇÃO ESTADUAL DA UNEGRO-ES
Coordenação Geral- Adriana da Silva
Coordenação de Finanças- Maria da Penha Corrêa
Coordenação de Secretária- Nilton Martins
Coordenação de Juventude- Edson ( Sagaz )
Coordenação de Educação e Formação- Maria da Penha e Jonas Rodrigues de Paula.
Coordenação de Assuntos Jurídicos- Janice Muniz.
Coordenação de Comunicação e Imprensa- Welington Barros.
Coordenação de Cultura- Job Menezes e Welington Barros
Coordenação de Saúde e Direitos Humanos- Marionaldo Santos Penha.
Coordenação Sindical e Trabalho- Jonas Rodrigues de Paulo.
*Adriana da Silva é Coodenadora Geral da UNEGRO do ES.