Aracaju: investimentos elevam qualidade de vida
Assim como o decorrer da história alçou o município de Aracaju à condição de capital do Estado de Sergipe, a competência da atual gestão criou as condições necessárias para que o Ministério da Saúde lhe conferisse o título de capital com maior qualidade d
Publicado 02/05/2008 21:31 | Editado 04/03/2020 17:20
A atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contempla ações em diversos segmentos. São serviços distribuídos e oferecidos à população por meio de seis redes – Urgência e Emergência, Hospitalar, Atenção Básica, Atenção Psicossocial, Ambulatorial Especializada e Saúde do Trabalhador – e três coordenações – Vigilância Sanitária, Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde.
Para atender à demanda, elas dispõem de grande estrutura, que tem entre seus destaques os dois hospitais – Nestor Piva, na Zona Norte, e Fernando Franco, na Zona Sul – e as 43 Unidades de Saúde da Família (USF). Garantindo um dia-a-dia saudável para a população, trabalha diariamente uma quantidade de profissionais equivalente e que vem crescendo com a convocação dos aprovados em concurso realizado recentemente pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
Destaque
Em meio aos principais fatores que levaram o município a ser reconhecido nacionalmente como a capital brasileira da qualidade de vida, o prefeito Edvaldo Nogueira destaca justamente a saúde. “Só no ano passado investimos 18,7% da receita corrente líquida da Prefeitura nesse setor, sem incluir saneamento básico e obras. Se somarmos tudo corresponde a 33% de todo o orçamento do município, o que representa mais de um 1/3 dos recursos públicos”, ressalta o prefeito, antes de dar exemplos de onde foram feitos os investimentos.
“Pulamos de 64 para 128 equipes de saúde da família; construímos 15 novas Unidades de Saúde da Família (USF), e ainda reformamos as restantes, totalizando 45 postos; temos 98% de cobertura do SUS e outro dado relevante: um milhão de cartões SUS numa cidade com 520 mil habitantes. Além disso, implantamos o Programa Academia da Cidade que atende mais de cinco mil cidadãos em 15 bairros”, coloca.
Campanhas
Durante todo o ano, seja de forma esporádica ou ininterrupta, a Prefeitura, através da SMS, promove campanhas que focam enfermidades específicas, de acordo com as necessidades dos aracajuanos. Atualmente, as atenções estão voltadas para a redução dos casos de dengue.
Apesar de combater a doença durante todo o ano, nos últimos meses a Prefeitura montou um plano de contingência no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ações diárias e reforço no quadro dos agentes de endemias estão sendo priorizados. Além disso, a PMA iniciou forças-tarefa envolvendo órgãos e secretarias do município, bem como outras instituições públicas.