Sem categoria

Líder do DEM em SP sugere coligação com PSDB sem definir candidato

O líder da bancada do DEM na Câmara Municipal de São Paulo, vereador Carlos Apolinário, engajado no esquema Serra-Kassab para a eleição municipal paulistana, enviou nesta sexta-feira (2) uma carta aberta ao ex-governador Geraldo Alckmin, do PSDB. Na car

Na carta desta sexta-feira, Apolinário defende a idéia de manter aliança PSDB-DEM e deixar a escolha do nome do candidato para uma segunda etapa. ''Primeiro, vamos nos unir para vencer. Depois, em conjunto, tucanos e democratas escolheremos o candidato a prefeito que nos levará à vitória'', diz a carta aberta. Alckmin articulou o Diretório Municipal tucano para lançar seu nome na próxima segunda-feira (5).

A carta de sexta-feira, em estilo laudatório, cobre Alckmin de elogios. Manifesta ''mais uma vez o reconhecimento que nós democratas temos por sua história de vida'' e o qualifica de ''político preparado para ocupar qualquer cargo público em nosso país por sua competência e também por sua honradez''.

Já a nota de terça-feira, assim que Alckmin se lançou como pré-candidato, usava um tom magoado e irônico. Depois de lembrar todas as vezes que o ex-PFL de São Paulo votou em candidatos tucanos, indaga: ''Será que só existem ideais quando nós democratas apoiamos os tucanos? Se, em todas as eleições, aparecer um tucano idealista, nós democratas vamos ter que ser sempre vice?''

Os dois textos do vereador demista dão uma idéia da gravidade da cisão no bloco conservador em São Paulo, dos temores de uma derrota caso a divisão se consolide, e das dificuldades da estratégia de deixar a unidade para o segundo turno. Confira a íntegra dos escritos de Carlos Apolinário, pela ordem cronológica de sua divulgação:

Terça-feira, 29 de abril
''Vale a pena ser leal?''

''A movimentação do ex-governador Geraldo Alckmin para ser candidato à prefeitura de São Paulo, com o apoio de vários tucanos, desmancha o sonho de nós democratas termos chapa única e nos faz pensar: ''Vale a pena ser leal?'' Faço essa pergunta porque, segundo a imprensa, o ex-governador disse: ''Aprendi que devemos seguir os ideais de uma vida, não conveniências do momento.'' Pergunto aos tucanos: Quando nós democratas apoiamos Fernando Henrique Cardoso para presidente, era por conveniência do momento ou por ideal? Quando apoiamos Geraldo Alckmin governador, era por conveniência ou por ideal? Quando apoiamos José Serra prefeito, era por conveniência ou por ideal? Se, em 2010, nós democratas apoiarmos um candidato tucano ao governo do Estado e outro à presidência da República, será por conveniência ou por ideal? Será que só existem ideais quando nós democratas apoiamos os tucanos? Se, em todas as eleições, aparecer um tucano idealista, nós democratas vamos ter que ser sempre vice? Quero lembrar aos tucanos que nós democratas também temos ideais, e é por isso que pergunto mais uma vez: Vale a pena ser leal?''.

Sexta-feira, 2 de maio
''Reacende a esperança''

Senhor governador Geraldo Alckmin, em primeiro lugar quero manifestar mais uma vez o reconhecimento que nós democratas temos por sua história de vida. Tanto pessoal quanto pública. Reconhecemos também ser Vossa Excelência um político preparado para ocupar qualquer cargo público em nosso País, por sua competência e também por sua honradez. Creio que esse reconhecimento não é só dos democratas. É também do povo do nosso Estado.

Senhor governador, quero dizer, de forma respeitosa e sem demagogia, que nós democratas gostaríamos de ver Gilberto Kassab na prefeitura e Geraldo Alckmin no governo do Estado. Porém sabemos que nós democratas não podemos defender chapa única com imposição de nomes. Primeiro, vamos nos unir para vencer. Depois, em conjunto, tucanos e democratas escolheremos o candidato a prefeito que nos levará à vitória.

Senhor governador, depois que Vossa Excelência disse nos jornais de hoje ser um construtor de pontes e que até junho ainda há tempo para nos acertarmos, reacendeu em nós democratas a esperança de estarmos juntos. Aproveito a oportunidade para agradecer a forma respeitosa com que Vossa Excelência tem tratado tanto o nosso prefeito como a nós democratas. Saiba que de nossa parte também temos o mesmo respeito por Vossa Excelência.''

Da redação, com agências