Datafolha: Luizianne sobe 5 pontos e lidera disputa em Fortaleza

A segunda pesquisa Datafolha/O POVO sobre a disputa eleitoral em Fortaleza mostra a candidata do PT, Luizianne Lins (PT) com 35% das intenções de voto. Ela cresceu cinco pontos na comparação com a pesquisa realizada nos dias 29 e 30 de julho. Moroni To

Patrícia Saboya (PDT) caiu três pontos e aparece com 19%. Ela tinha 22% na pesquisa anterior. Renato Roseno (PSol) manteve os 2% de intenções de voto. Adahil Barreto (PR) permanece com 1%. Aguiar Jr. (PTC), Carlinhos (PCB), Fernandes Filho (PSDC), Luiz Gastão (PPS) e pastor Neto (PSC) não alcançaram 1%. Silvio Frota (PAN) não foi citado por nenhum dos eleitores. Brancos e nulos somam 6%. Eleitores que não sabem em quem votar somam 7%.


 


A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 23 de agosto e ouviu 814 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) é 82961/2008, autos 406.


 


Espontânea


Na pesquisa espontânea, os três candidatos mais bem colocados cresceram: Luizianne passou de 16% para 22%, Moroni foi de 11% para 18% e Patrícia cresceu de 8% para 11%. Renato Roseno (PSol), que não aparecia na última pesquisa espontânea, chegou a 1%. Adahil Barreto (PR), Aguiar Jr. (PTC), Carlinhos (PCB), Fernandes Filho (PSDC), Luiz Gastão (PPS), pastor Neto (PSC) e Silvio Frota (PAN) não chegaram a 1%. Brancos e nulos somam 4%. O índice de indecisos na espontânea, que era de 56%, caiu para 39%.


 


Rejeição


Moroni, com 31%, e Luizianne, com 29%, são os candidatos com maior rejeição. O percentual de eleitores que diz não votar, em hipótese alguma, na candidata do PT caiu quatro pontos – estava em 33% no fim de julho. Já a rejeição de Moroni cresceu três pontos e chegou a 31%. Patrícia ainda tem a menor rejeição, mas o percentual cresceu de 15% para 20%.


 


Segundo turno


Em todas as simulações de 2º turno, há empate técnico entre os candidatos que estão nas três primeiras posições na eleição em Fortaleza. No confronto entre os dois líderes, Luizianne Lins (PT) teria hoje 47%, contra 44% de Moroni Torgan (DEM), como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois estariam tecnicamente empatados. Em caso de confronto entre Luizianne e Patrícia Saboya (PDT), a petista teria 46%, contra 45% da pedetista.


 


Cenário também de empate técnico. Já na hipótese de 2º turno entre Moroni e Patrícia, ela teria 45%, contra 43% do candidato do DEM. Nesta segunda-feira, no O POVO, confira para onde iriam os votos de Luizianne, Moroni e Patrícia, na hipótese de cada um deles ficar fora do 2º turno.


 



Fonte: O POVO